Muitas crianças têm a curiosidade de saber como funciona a redação de um jornal e a produção de programas de rádio. A comunicação, como instrumento de formação de caráter, busca exatamente despertar no cidadão acerca dos acontecimentos que acontecem na sua comunidade, Brasil e no mundo. Devido a isso, as informações que chegam até o leitor ou ouvinte despertaram o interesse dos estudantes da Escola Estadual Violeta Majeste Pereira, de Santa Margarida. Os alunos do nono ano do ensino fundamental visitaram as Rádios Manhuaçu AM 710, Nova 88,3 FM, e a redação do Jornal Tribuna do Leste, no dia 02/09.
Durante a visita foram apresentadas as dependências do prédio e as etapas necessárias para concluir a edição de um jornal e de um programa de rádio. A iniciativa também serviu para adquirir experiência para a confecção do jornal comunitário “Diário de Classe”, elaborado desde 2013 com os alunos e com circulação anual em Santa Margarida. O contato com os segmentos da comunicação aconteceu pela primeira vez e foi de grande valia para o aprendizado dos alunos, segundo a diretora da escola, Jaqueline Ferreira de Magalhães Campos. Ela explica que os estudantes vem desenvolvendo, junto com as professoras de língua portuguesa e artes, uma análise de vários tipos de jornais, com o objetivo de aprimorar a linguagem a ser estabelecida no jornal comunitário. Jaqueline Ferreira comenta que a segunda fase envolveu a visita aos setores da Fundação Expansão Cultural para demonstrar a cada estudante como a informação é elaborada e difundida.
De acordo com Jaqueline Ferreira de Magalhães a expansão da informação e, consequentemente, o seu alto grau de rotatividade, é um assunto a ser tratado com os jovens nos dias atuais. “Com a internet, a procura por livros em nossa biblioteca ficou escassa. São poucos os alunos que vão por conta própria. Por isso, os professores, principalmente, os de língua portuguesa, tentam incentivar a leitura por meio de trabalhos e leituras de obras consagradas da literatura. E também existe o nosso jornal que ajuda a despertar a leitura dos alunos, pois é uma iniciativa desenvolvida pelos próprios estudantes. Portanto, nossos projetos, de história, geografia ou língua portuguesa, procuram avivar o hábito da leitura em nossos alunos”, frisou.
A professora de Língua Portuguesa, Graciane Gonçalves Rodrigues Campos, diz que o jornalismo é um tema tratado com muita dedicação pelos estudantes, visto que o trabalho envolve diversos gêneros textuais e o jornalismo serve de ponto de referência para esse agrupamento de estudos, e também de parâmetro para a elaboração do Diário de Classe, que surgiu quando educadores e estudantes decidiram contar a história da escola Violeta Majeste Pereira através da mídia imprensa. “Os alunos buscaram as informações, entrevistaram professores, e tiraram as fotos. Enviamos para uma gráfica de Santa Margarida e montamos nosso primeiro jornal. Ficou um jornal simples, mas a comunidade gostou do conteúdo e isto nos incentivou a desenvolver todo ano uma versão do jornal”, disse.
Outra professora de Língua Portuguesa, Karina Souza Santos Dutra, diz que a atividade permitiu mostrar aos estudantes a importância do jornalismo para a comunidade. “Atualmente, os jovens estão tão preocupados com a internet e acreditam em qualquer coisa que divulgam. Acredito que a visita é uma forma de melhorar as perspectivas de estudo a nossos estudantes. Também serviu para mostrar que o jornal, mesmo com toda a tecnologia, apresenta informações mais verídicas para a população, pois existe alguém trabalhando em cima de determinada informação para divulgar uma notícia real para a sociedade”.
Alunos e o processo de elaboração de um jornal
A exaltação e curiosidade dos alunos ficaram ainda visíveis durante a visita as dependências do jornal Tribuna do Leste. As crianças questionaram sobre a elaboração das pautas até a montagem das matérias.
Sobre o jornal impresso, a estudante Raini Oliveira Reis, de 15 anos, destacou a produção das notícias e o tempo necessário para uma edição do jornal impresso ficar completamente pronta. A aluna Vanessa Moura Pereira, de 14 anos, também ficou surpresa com o processo de montagem do jornal Tribuna do Leste. Ela achava que a produção do impresso envolvia características mais simples. Vanessa Moura afirmou que pretende pôr em prática no jornal Diário de Classe os conhecimentos obtidos durante a visita as instalação das rádios e do Tribuna do Leste.
Danilo Alves/Leonardo Medeiros