
Durante o mês de outubro, todas as Unidades da Estratégia Saúde da Família (ESFs) e os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) realizaram várias atividades de conscientização às mulheres, sobre a importância da prevenção ao câncer de mama. A campanha ganhou a adesão de voluntários para quebrar a resistência de algumas mulheres que ainda encaram o assunto como “tabu”.
Várias atividades na Praça Cordovil Pinto Coelho, dirigidas à comunidade, foram desenvolvidas durante a sexta-feira, 28/10 . Além dos populares que se encontravam na Praça, quem passava nas proximidades também recebeu material educativo sobre o câncer de mama. No contato com as mulheres, os profissionais de saúde salientavam que “quanto mais cedo ocorrer o diagnóstico, maior é a probabilidade de cura”.
Para o sucesso desta ação do Outubro Rosa, a coordenadora da Atenção Primária à Saúde, Adriana Verly contou com o apoio de todos os profissionais dos ESFs e NASF, que se mobilizaram para a distribuição de material de orientação para a busca da prevenção. Segundo Adriana, a Secretaria Municipal de Saúde tem se preocupado com todas as situações, e possibilitado que as mulheres tenham sempre o conhecimento necessário para o cuidado com a saúde.
A caminhada de encerramento do Outubro Rosa deu início à campanha Novembro Azul, com abordagem às pessoas, sobretudo os homens, sobre a prevenção ao câncer de Próstata. “Os profissionais dos ESFs já foram orientados de como realizar o exame e dar informação com exatidão. Os homens acima de 40 anos podem realizar o exame, pois a saúde está em primeiro lugar. Devem lembrar que a prevenção é o melhor remédio”, destaca a coordenadora da Atenção Primária à Saúde.
Para encerrar com chave de ouro a campanha Outubro Rosa, laboratórios, faculdades com curso de enfermagem também se disponibilizaram a realizar atendimento na Praça. A banda do Centro de Apoio à Família (CAF) também participou do encerramento com uma belíssima apresentação.
Eduardo Satil