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Escola desenvolve projetos em comemoração ao dia Nacional do Deficiente Auditivo

04-copiaPara celebrar o dia Nacional do Surdo, comemorado dia 26/09, a Escola Estadual Dr. Eloy Werner, realizou diversas atividades com os alunos ao longo da quinta-feira, 29/09. O encontro serviu para repassar aos portadores de deficiência seus direitos e discutir os problemas que ainda atrapalham o cotidiano – como o preconceito que norteia certas parcelas da sociedade.

Dentro desse contexto, a escola iniciou as atividades no dia 23/09, e ao longo da semana conclamou os alunos a participarem de forma ampla sobre a conscientização acerca das dificuldades enfrentadas pelos deficientes auditivos. A escola conta com duas salas de recursos multifuncionais, que atendem alunos matriculados na própria instituição e estudantes da rede municipal de ensino. Além de facilitar o atendimento, o recurso permite que os estudantes não precisem se locomover a lugares mais distantes. Além disso, o atendimento para alunos da educação especial nas escolas regulares é fundamentado em lei, segundo o diretor da Escola Estadual Dr. Eloy Werner, Júlio Caetano.

Ele salienta que a entidade conta com dois professores intérpretes da língua brasileira de sinais (Libras):Rosemar Almeida Ferreira e Rafael Carneiro Maximiano. Estes educadores foram os responsáveis por integrar os alunos da escola em função das atividades direcionadas ao dia Nacional do Surdo. Rosemar ficou responsável por desenvolver as dinâmicas na parte matinal. Ela abordou a temáticada valorização dos deficientes auditivos quanto a participação na sociedade. Os alunos ficaram responsáveis por interagir e debater sobre questões que ainda assolam a comunidade surda. Eles buscaram aprender como é a situação de uma pessoa deficiente auditiva para compreender que sãoseres humanos merecedores dos mesmos direitos que qualquer cidadão.

Na parte vespertina, o professor Rafael Carneiro Maximiano, convidou o ex aluno da escola Dr. Eloy Werner, Ronei Aparecido, que também é deficiente auditivo.

Ele ministrou aulas de sinais aos estudante do primeiro ao quinto ano e também do sexto ao nono. Rafael Carneiro conta que aEscola Estadual Professor Juventino Nunes também participou das atividades através de sua aluna Larissa Cristina, que apresentou suas obras de artes. Segundo Rafael, os benefícios que a integração entre alunos pode trazer aos estudantes surdos é primordial, tendo em vista que a sociedade ainda persiste em não dar o valor necessário a essas pessoas. “Primeiramente, podemos destacar a comunicação. Os alunos que possuem deficiência auditiva automaticamente acabam sendo excluídos pela sociedade. Entretanto, quando entram em contato com a língua de sinais, podem quebrar esse preconceito e estar desenvolvendo melhor a sua comunicação, tanto no âmbito escolar quanto na vida adulta”.

Outros atendimentos

Além dos serviços direcionados aos alunos com deficiência auditiva, Júlio Caetano acrescenta que a escola também presta atendimento a mais de 20 alunos que apresentam outras patologias, como TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), autismo e outras situações que necessitam de atendimento especial. A entidade possui dois professores específicos na sala de recursos multifuncionais, além de outros nove professores de apoio. As atividades variam em concordância com o horário em que o aluno está matriculado, visto que o atendimento é extra turno. “A escola desenvolve um trabalho focado na inclusão, embasado em estratégias comunicativas, por meio de intervenções pedagógicas coerentes com a idade e o nível de desenvolvimento do aluno, em um ambiente que favoreça trocas com outras crianças.”, disse.

Danilo Alves

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