Alunos do Curso de Formação de Soldados recebem uniformes e participam de apresentação à Bandeira Nacional

112 Alunos do Curso de Formação de Soldados da 195ª Cia de Ensino e Treinamento da Polícia Militar participaram na manhã deste sábado, 19/11, da solenidade à Bandeira Nacional.
O Dia da Bandeira foi criado no ano de 1889, através do decreto lei número 4, em homenagem a este símbolo máximo da pátria. Como nossa bandeira foi instituída quatro dias após a Proclamação da República, comemoramos em 19 de novembro o Dia da Bandeira.
Nesta data ocorrem, no Brasil, diversos eventos e comemorações cívicas nas escolas, órgãos governamentais, clubes e outros locais públicos. É o momento de lembrarmos e homenagearmos o símbolo que representa nossa pátria. Estas comemorações ocorrem, geralmente, acompanhadas do Hino à Bandeira.
Abaixo, confira a entrevista com Tenente-coronel Sérvio Túlio Mariano Salazar, Comandante do 11º Batalhão.
“Este é um momento único na formação destes novos policiais, a partir deste momento eles passam a usar a farda do Policial Militar e receberam de seus padrinhos a boina, que faz parte do uniforme e na sequência a tropa prestou continência e marchou frente ao Pavilhão Nacional”, explica o TenCel. Sérvio Túlio Mariano Salazar, Comandante do 11º BPMMG.
Outro momento especial na solenidade aconteceu ao meio-dia, deste Dia da Bandeira, 19 de novembro, as bandeiras inservíveis (rasgadas, descoloridas, etc.) foram incineradas em Cerimonial Peculiar.
“A Bandeira do Brasil quando chega a um determinado tempo de uso ela se desgasta devendo ser substituída. As bandeiras velhas não podem ser jogadas fora ou rasgadas. Por este motivo, as bandeiras, após terem completado seu tempo de uso, deverão ser incineradas sempre às 12horas do dia 19 de novembro, Dia da Bandeira do Brasil”, explicou o Comandante.
A solenidade de incineração das bandeiras contou com a participação do militar mais antigo na ativa presente, Sargento Lívio conduziu a chama até a pira, onde as Bandeiras foram incineradas.
“Durante a incineração da Bandeira, o público presente teve que tomar postura de reverência e respeito. Os policiais militares prestaram continência à Bandeira”, completa TenCel. Sérvio.
O evento contou com a participação de mais 400 pessoas entre autoridades, familiares e militares.