Delegacia do Serviço Militar encerra atividades em Manhuaçu
Em solenidade realizada na manhã desta quinta-feira, 24/11, o comado da 12ª Circunscrição do Serviço Militar oficializou o encerramento das atividades da 15ª Delegacia do Serviço Militar, de Manhuaçu, responsável pela Junta do Serviço Militar de 22 municípios. A cerimônia aconteceu no Anfiteatro da Câmara de Manhuaçu e marcou também a despedida do militar do Exército Brasileiro responsável pelo órgão, tenente Gilson Araújo, que assumiu o cargo em 2014 e está sendo transferido para Manaus, no estado do Amazonas.
Estiveram presentes, autoridades militares, civis e políticas, entre elas, o comandante da 12ª Circunscrição do Serviço Militar (12ª CSM), sediada em Juiz de Fora, tenente coronel Alexandre Petrini Leonardo, o prefeito de Manhuaçu, Nailton Heringer, o prefeito de Luisburgo José Carlos, o Delegado Regional de Manhuaçu, Dr. Carlos Roberto de Souza.
Também compareceram à solenidade, o Comandante do 11º BPMMG, Tenente-coronel Sérvio, o comandante do 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros, tenente Flávio Mota, bem como o delegado de Polícia Civil, Dr. Getúlio Vargas de Lacerda e secretários municipais de governo.
Abaixo, ouça a matéria completa
Após o pronunciamento do comandante da 12ª CSM, tenente coronel Leonardo, tenente Gilson foi agraciado com uma placa entregue por sua esposa e filha. Servidores civis da Delegacia do Serviço Militar também foram homenageados.
Tenente Gilson se disse honrado por ter exercido o cargo e afirmou que parte com tristeza, mas com a certeza do dever cumprido.
“Toda despedida é momento de dor, mas alegro-me por saber que em Manhuaçu deixo amigos, parceiros que muito colaboraram para que eu possa exercer um bom trabalho à comunidade ”, destacou Ten. Gilson.
Fechamento da delegacia não prejudicará o alistamento
Tenente coronel Leonardo esclareceu que o encerramento das atividades da delegacia não afetará o processo de alistamento militar em Manhuaçu e região.
Ele explicou que o alistamento tradicional, de forma presencial, será mantido normalmente, através da Junta do Serviço Militar – órgão municipal que funciona no mesmo endereço da delegacia, no centro de Manhuaçu -, e que partir de 2017 os jovens terão também a opção do alistamento online, através da Internet, por meio de várias plataformas digitais:
“O Serviço Militar passa por profundas modificações em todo o país, por etapas, visando adequar à nova realidade, que é baseada na tecnologia digital. Neste ano, na 4ª Região Militar, que abarca, sobretudo, o estado e Minas Gerais, está sendo implantado em caráter experimental, mas no Comando Militar do Nordeste já houve a implementação desse sistema de alistamento online com bastante êxito”, disse o oficial.
O alistamento poderá ser realizado pelo site www.alistamento.eb.mil.br. Após o alistamento online, o jovem receberá um número de protocolo e poderá, por meio do site, saber ser prossegue na Seleção para o Serviço Militar das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) ou se será dispensado, recebendo o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).
Jailton Pereira