Enem 2016: Professor fala sobre possíveis temas e dá dicas para uma boa redação
Para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016, que acontece neste sábado, 05/10 e termina nesse domingo, 06/10, a expectativa é que um número maior de candidatos se inscrevam para fazer a prova. É provável que para esse ano um número maior de universidades utilize a nota do exame como forma de ingresso em seus respectivos cursos. Entre os assuntos abordados na prova, a redação é considerada um dos principais desafios, pois pode alavancar a nota dos estudantes que prestam o Enem.
A redação do Enem deverá possuir estrutura dissertativa – argumentativa, ter um máximo de 30 linhas e texto coerente. Para a prova de redação é estipulado o tempo médio de 1h30. Os temas da redação são sempre atuais, que estão sendo comentados e que são relevantes para a sociedade brasileira, como explica o professor de Redação, Carlos Caldas. “Por isso é muito importante o aluno, além de ter estudado e estar bem preparado para as provas objetivas, também estar informado de tudo que acontece no país e no mundo, informa o professor. Além disso, para auxiliar os alunos, há anexado na prova dois textos de apoio, afim de que o aluno disserte sua argumentação a partir da estrutura proposta.
De acordo com Carlos Caldas, o estudante pode procurar informações em jornais, revistas e portais na internet. Segundo ele, é fundamental estar atualizado, pois os temas são assuntos vividos pela nossa sociedade, “porém, a resposta de qual redação irá cair, é um segredo muito bem guardado”. Entretanto, o professor de redação explica que existe a possibilidade alguns temas terem mais relevâncias do que outros. “Existem temas prováveis que podem cair. Por exemplo, a questão da degradação ambiental, lembrando da recente desastra ocorrido na cidade de Mariana (MG), envolvendo a Samarco Mineração. Outro possível tema pode ser a questão dos refugiados, vindos do Oriente Médio para a Europa, tendo em vista que o mundo nunca teve tantos refugiados como atualmente. A saída da Grã-Bretanha da União Europeia, e as implicações que podem trazer a economia global é um assunto que pode ser contemplado este ano. E outro possível assunto que, inclusive já apareceu duas vezes no Enem de 2004 e 2011, é o tema dos limites entre o particular e o público nas redes sociais. Claro que não repetiram o mesmo tema, mas a ideia central era basicamente a mesma”, destaca.
Dicas para a prova
Carlos Caldas orienta os estudantes a revisarem as redações que fizeram na escola para verificar em qual área de conhecimento eles não foram bem, “Tem que focar naquilo que não é seu forte”, diz. Outra dica é manter o ritmo de leitura. “ Precisa manter o cérebro ativo entendendo que ele está compromissado com uma coisa que está vindo 48 horas depois”, complementa o professor. Ler jornais, revistas ou sites auxilia tanto na redação quanto nas questões de atualidades. “Se o aluno fizer uma média de 10 minutos de leitura de cada matéria com intervalo de 10 minutos ele consegue memorizar muita coisa”, enfatiza.
De acordo com Carlos, para se sair bem, o candidato também precisa deixar claro o ponto de vista que irá defender e fazer uma argumentação consistente, empregando diversos recursos argumentativos e utilizando diferentes áreas do conhecimento. “Além disso, o texto precisa ser claro e organizado para facilitar o entendimento do leitor. É importante detalhar bem as propostas de intervenção para os problemas abordados ao longo do texto”, aconselha.
Por fim, o professor de redação faz questão de lembrar os alunos acerca das dicas estruturais da redação, além do acompanhamento das notícias mais relevantes sobre educação, política, saúde, movimentos sociais, segurança e outras que tenham relevância social. Contextualizar os argumentos com acontecimentos históricos também é sempre uma boa ideia, segundo o professor. Ou seja: para escrever bem, é realmente preciso ler bastante e se manter sempre bem informado. “A redação é uma prática, e o aluno não pode escrever sobre o que não conhece”, lembrando que, além de conhecer o esquema ideal de redação, é fundamental se manter informado sobre os mais diversos temas, para que seja possível escrever sobre eles”, finaliza.
Lista de todos os temas de Redação do ENEM de 1998 a 2015
Relembre os temas e avalie sobretudo a linha adotada mais recentemente pelos responsáveis pela elaboração da prova:
1998 – Viver e aprender
1999 – Cidadania e participação social
2000 – Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional
2001 – Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito
2002 – O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais de que o Brasil necessita
2003 – A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo
2004 – Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação
2005 – Trabalho infantil no Brasil
2006 – O Poder de Transformação da Leitura
2007 – O Desafio de se conviver com a Diferença
2008 – Como preservar a floresta Amazônica
2009 – O indivíduo frente à ética nacional
2010 – O trabalho na construção da dignidade humana
2011 – Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado
2012 – O movimento imigratório para o Brasil no século XXI
2013 – Os efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil
2014 – Publicidade infantil em questão no Brasil
2015 – A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira
Danilo Alves