CidadeDestaqueRadio AM710Radio FM

Manhuaçu 139 anos: cidade enfrenta os desafios de ser polo regional

Manhuaçu comemora neste sábado, 05/11, 139 anos de emancipação. Apesar de ter seus direitos federativos como cidade, em 1877, Manhuaçu só passou à condição alguns anos depois. Nesse período, perdeu uma área territorial que originou mais de 70 municípios da porção leste do estado de Minas Gerais. O primeiro distrito a se emancipar foi Caratinga, em 1890, e os últimos, Reduto e Luisburgo, em 1995. Apesar do seu desmembramento, Manhuaçu continua sendo a maior cidade da microrregião, além de ser polo-econômico de prestação de serviços. Atualmente, além da sede, a cidade possui os distritos de Dom Corrêa, São Sebastião do Sacramento, Vila Nova, Realeza, Ponte do Silva, São Pedro do Avaí, Palmeiras do Manhuaçu e Santo Amaro de Minas, com as vilas de Palmeirinhas, Bom Jesus de Realeza.

Hoje, o município tem mais de 628 km² e conta com uma população estimada de 87.735 habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A cidade vem crescendo em um ritmo acelerado e com isso, novos desafios vão surgindo a frente de segmentos básicos para o funcionamento natural do município. Questões envolvendo a violência, trânsito, saúde, economia, educação, são pilares essenciais para o desenvolvimento da cidade e carecem de observações mais elaboradas por partes dos órgãos municipais.

E com o aniversário da cidade, nada melhor do que analisarmos essas questões através do conhecimento de especialistas nos assuntos apresentados, levando em consideração a isenção por parte dos mesmos e apenas as análises de quem possui conhecimento de causa.

Confira a matéria completa aqui

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo