Curso de férias para educadores populares reúne cerca de 500 pessoas

Entre os dias 12 e 14 de janeiro, a paróquia Santo Estevão, de Iapu, acolheu cerca de 500 pessoas para a segunda edição do Curso de férias para educadores populares. O evento, realizado pelas Pastorais Sociais da diocese de Caratinga, contou com participantes das dioceses de Caratinga e Itabira-Coronel Fabriciano, envolvendo mais de 60 cidades da região.
De acordo com a participante Giuliane Quintino Teixeira, o público presente se compôs por professores, educadores, estudantes (crianças e jovens), agentes de pastorais, sindicalistas rurais e urbanos, agricultores familiares, integrantes de associações e movimentos sociais, tais como, movimento negro, indígena, quilombola, terapeutas das culturas tradicionais, líderes comunitários, lideranças religiosas e políticas, além de padres, seminaristas, religiosos e religiosas.
Em consonância com a Campanha da Fraternidade 2017, o tema desta edição do Curso de Férias foi “Biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2, 15).
Giuliane explica que a dinâmica de curso de férias consistiu em palestras com as temáticas na abertura de quinta-feira e na parte da manhã de sexta, sábado e domingo. Nas tardes de sexta e sábado aconteceram 19 oficinas direcionadas para a agricultura familiar, economia solidária, resgate da cultura popular, terapias corporais e indígenas, canto, dança afro, percussão, cantigas de roda, confecção de instrumentos e bonecos fantoches com recicláveis.
“Nas noites de sexta e sábado tivemos a noite cultural após o jantar com apresentações das oficinas e artistas que estavam presentes do curso. Este ano tivemos a grata participação da SEDESE com as barracas da Economia Solidária que muito abrilhantou nosso evento, proporcionando que cada associação pudesse expor seus produtos, com maestria e beleza”, contou.
Como gesto concreto do Curso de Férias, na Escola Estadual Frei Marcelino de Milão, localizada em Iapu, está sendo construído um biodigestor e um telhado verde, através de uma parceria entre o curso de férias e a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Programa Escolas Sustentáveis e COM-VIDA, coordenados pela Professora Dra. Dulce Maria Pereira.
O encerramento aconteceu no dia 15, com a celebração eucarística presidida pelo bispo diocesano, dom Emanuel Messias de Oliveira, e concelebrada pelos padres Geziel Almeida, pároco de Iapu e coordenador diocesano de pastoral; João Batista, coordenador da Pastoral Social da diocese de Caratinga; José Flávio, forâneo de Inhapim, José Geraldo de Gouveia, Allan Pedrosa e Joaquim Calais.
Fonte: Diocese de Caratinga