Sem categoria

Secretaria de Saúde de Caratinga investiga cinco mortes que podem ter sido provocadas por febre amarela

A Secretaria de Saúde do Município de Caratinga está investigando a morte de cinco pessoas da região que foram internadas no Pronto Atendimento Microrregional de Caratinga.

Cinco mortes foram confirmadas. A primeira morte no dia 19 de dezembro e a última no dia 05 de janeiro. O Departamento de Epidemiologia da Prefeitura de Caratinga está investigando as causas dos óbitos e a possibilidade das mortes terem sido provocadas por Febre Amarela. Os casos foram registrados em uma mesma região. Na divisa entre os municípios de Caratinga, Ubaporanga e Imbé de Minas (Córrego dos Manducas, Volta Grande e São José do Batatal). Os sintomas são febre; dores pelo corpo; (dor lombar, na panturrilha, dor de cabeça,) náuseas e vômitos; hemorragias e evolui para insuficiência hepática e renal. Todas as vítimas são moradoras da zona rural de Imbé de Minas, Ubaporanga, Piedade de Caratinga. Outras pessoas estão internadas com quadro semelhante. Algumas foram transferidas para outros hospitais de Ipatinga e Belo Horizonte. Em comum, as vítimas (entre óbitos e pessoas internadas), são homens, lavradores e a maioria em idade ativa. Apenas uma mulher está entre os casos suspeitos de febre amarela. As pessoas foram cadastradas no SUS-Fácil para receber toda a assistência médica. Análises foram feitas em dois pacientes que vieram a óbito. Em ambos os casos ficou descartada a morte por leptospirose.

Técnicos da Gerência Regional de Saúde de Coronel Fabriciano estão auxiliando nas investigações. Eles encontraram três macacos mortos na região onde os lavradores trabalham. Os técnicos estão colhendo material biológico destes animais para fazer a análise. Técnicos da Secretaria de Estado da Saúde de Belo Horizonte estão chegando à região para fazer novos estudos.

MANHUAÇU

mapa-vacinaApesar de até o momento não haver nenhum indício de suspeita da doença em Manhuaçu e região, a cidade consta na lista do Governo Federal de municípios com recomendação para vacinação contra febre amarela devido à localização de Minas Gerais e a concentração de mata no estado.

(http://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/2015/novembro/19/Lista-de-Municipios-ACRV-Febre-Amarela-Set-2015.pdf)

Em entrevista à TV Super Canal, o Secretário de Saúde de Caratinga tranquilizou a população. Segundo ele, todos os casos suspeitos são de Febre Amarela silvestre, que envolvem pessoas que estiveram em meio a mata, e não acomete regiões urbanas.

Da redação / Governo Federal / com informações TV Super Canal  

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo