CidadeDestaqueRadio AM710Radio FMSaúde

Sobe para 391 o número de casos suspeitos de febre amarela em Minas

No último final de semana, foram registradas 119 novas notificações em todo o Estado; Município de Santa Bárbara do Leste registra primeiros casos; Mais de 80 pessoas podem ter perdido a vida para doença.

Em um final de semana, 119 novas notificações de casos suspeitos de febre amarela foram registrados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Em boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (23), a pasta informa que são investigados 391 casos da doença no Estado. Na última sexta-feira (20), número chegava a 272.

O total de municípios que sofrem com o surto também subiu com a adição de Santa Bárbara do Leste, no Vale do Rio Doce, que notificou sete casos de febre amarela. Entre os municípios afetados, Caratinga, também na região do Rio Doce, e Ladainha, no Vale do Mucuri, são os que registram mais ocorrências, com 85 e 53 casos, respectivamente.

A lista também inclui as cidades de Entre Folhas (6), Imbé de Minas (26), Ipatinga (3), Inhapim (2), Piedade de Caratinga (20), Santa Rita de Minas (3), São Domingo das Dores (1), Ubaporanga (16), Água Boa (1), Alpercata (1), Alvarenga (3), Frei Lagonegro (1), Itanhomi (2), José Raydan (3), Santa Maria do Suaçui (11), Santa Rita do Itueto (3), São José do Jacuri (2), São Sebastião do Maranhã (15), Conceição de Ipanema (1), Ipanema (17), Lajinha (2), Manhuaçu (4), Mutum (2), Pocrane (1), Santana do Manhuaçu (3), São José do Mantimento (1), Simonésia (7), Taparuba (1), Carai (1), Frei Gaspar (4), Itambacuri (21), Malacacheta (6), Novo Cruzeiro (24), Poté (13), Setubinha (5) e Teófilo Otoni (13).

Um caso excepcional de óbito confirmado por febre amarelo em Brasília está sendo investigado pela SES-MG em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal e o Ministério da Saúde. O paciente era residente de Januária, no Norte de Minas, e existe a suspeita que ele teria se infectado no município mineiro antes da viagem.

O número de mortes suspeitas por febre amarela também subiu neste final de semana e saltou de 71 para 83. Além do maior número de casos suspeitos, Ladainha também registra mais notificações de óbitos. Desde o início do surto, 19 estão sob investigação e 8 já foram confirmados.

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo