Estudantes do IF Sudeste fazem visita técnica à fazenda Ninho da Águia
Alunos do Instituto Federal Sudeste de Minas, unidade Manhuaçu (Realeza), participaram de uma visita técnica às montanhas de Alto Caparaó, no sábado dia 21/01.
Os estudantes dos cursos de Agricultura Familiar e Cafeicultura puderam aprender novas técnicas de produção e comercialização de cafés especiais na Fazenda Ninho da Águia. O intuito principal da aula prática foi exemplificar a teoria estuda em sala na disciplina de Gestão e Empreendedorismo Rural, ministrada pela professora Administradora Nayara Pereira.
“Um case inspirador, que serve de incentivo aos alunos que também são produtores rurais. A visão da marca traz a realidade de um novo mercado consumidor que espera um produto de qualidade e está disposto a pagar por isso. Além disso, a visão da empresa alcança conceitos de responsabilidade ambiental e cooperativismo, que somam valor à marca. Visitando a propriedade pudemos perceber que o mercado de cafés especiais não é utopia, mas sim uma realidade palpável em nossa região. Isso encoraja os alunos a buscarem diferencial na maneira como produzem e comercializam o café. Por diversos fatores, principalmente pelo clima, a região das Matas de Minas tem potencial para produzir o melhor café do mundo, o que falta é visão estratégica para que os produtores alarguem suas fronteiras de mercado”, explica a professora Nayara.
Os responsáveis pelo empreendimento, Clayton e Marcos, contaram aos estudantes sobre a trajetória empreendedora da Fazenda Ninho da Águia, citando os desafios do mercado em que atuam e a importância da busca constante por conhecimento para a realização de um trabalho diferenciado. “Nós vendemos um café com história, estamos em busca da xícara perfeita. Quem experimenta um café especial não volta a consumir um produto inferior”, ressalta Clayton. Com estratégias voltadas para a qualidade, a marca Ninho da Águia é hoje reconhecida mundialmente, a organização recebe ao longo do ano visitantes de diversos países e coleciona prêmios e títulos em concursos do segmento de cafeicultura.
Tribuna do Leste