DestaqueEntretenimentoRadio AM710Radio FM

Estudo e trabalho: Manhuaçuense é o fundador do Boston City FC nos EUA

Um Manhuaçuense, Renato Valentim Moreira, como todo brasileiro que vai à América em busca de trabalho para melhores condições de vida, apostou em um sonho grandioso e após dezoito anos de muito trabalho e estudo, fundou um clube de futebol nos Estados Unidos: o Boston City Futebol Clube. Em parceria com o ex-jogador Palhinha, que é de Carangola, os dois assumiram a empreitada, e já comemoram grandes resultados.

Em entrevista exclusiva ao Programa Domingo Total da Rádio Manhuaçu AM710, Renato Valentim contou a sua história do principio ao fim desde que partiu para Boston em busca de trabalho.

Na oportunidade, o seu amigo e sócio, Palhinha, ex-jogador do Cruzeiro, disse que “apesar de nascidos em cidades muito próximas, foi somente nos Estados Unidos que se conheceram e seus projetos se cruzaram.”. Nascia assim, a equipe de futebol fundada pelos brasileiros em território norte-americano no ano passado.

Renato Valentim conta que o projeto era antigo, mas faltava o entendimento para que saísse do papel e se tornasse realidade. “Todo brasileiro, acredito eu, tem esse sonho, de se ligar ao futebol de alguma forma. Então juntando isso ao crescimento do esporte nos EUA e com a chegada do Palhinha, foi um pontapé crucial para o desenvolvimento da ideia. Vimos a oportunidade perfeita para começar”, afirma Renato.

O ex-jogador Palinha, vencedor de 31 títulos e atual presidente do Boston City FC, dispensa apresentações para muitas pessoas, mas vale notar que o veterano natural de Carangola, nasceu há apenas 74 km de distância de Renato, e ambos só vieram a se conhecer mais de 40 anos depois, em Massachusetts, há milhares de quilômetros da terra natal.

Muito além de coincidências, essa parceria só foi possível devido ao grande trabalho e experiência de Palhinha, hoje, técnico há mais de 8 anos do clube, e a visão de negócios do empresário de sucesso Renato Valentim.

O Boston City Futebol Clube jogou em 2015 no Brasil como um dos quatro clubes estrangeiros que participou da primeira edição sub-17 da Taça BH, ao lado do Shandong Luneng (China), Guaraní (Paraguai) e Nacional (Uruguai). O time foi formado por garotos nascidos nos Estados Unidos, mas filhos de brasileiros. Boston concentra uma grande colônia de imigrantes do Brasil.

Renato Valentim vem sempre à Manhuaçu para visitar a família e amigos. Dono de mais de 10 restaurantes na grande Boston e cidades circunvizinhas, ele começou trabalhando no Brasil em uma loja de varejo, onde empilhava e armazenava caixas. Pouco tempo depois, em 1998, já na posição de gerente de uma franquia maior, decidiu tentar a sorte nos Estados Unidos com o objetivo de fazer 100 mil dólares e voltar ao Brasil.

Em Boston, começou lavando pratos em um restaurante e foi crescendo dentro da empresa, chegando a trabalhar em diversos cargos, até que então na posição de gerente, decidiu abrir seu próprio negócio.

A jornada de chegar aos Estados Unidos e abrir seu primeiro restaurante levou seis anos, e em 2004 a primeira “Tavern in the Square” foi lançada. A segunda levou apenas um ano, e assim sucessivamente até o número atual de 10 franquias. “Eu fazia de tudo dentro do restaurante, aprendi a fazer entrega, a fazer a gestão, estudei muito, nunca parei de estudar desde que cheguei aqui, desde barman até piloto de avião”, relata o empresário que já confidencia o lançamento de mais três franquias.

O plano de criar o time de futebol já estava esquematizado há alguns anos. “O projeto estava pronto e eu apenas o apresentei para o Palhinha. Quando ele viu aquilo, ficou encantando. Disse que era incrível e que não estava acreditando no que eu o estava oferecendo. Para ser sincero, não imaginava que iríamos crescer tanto em tão pouco tempo.  Dentro do nosso planejamento, conquistamos a grandeza que deveríamos ter em cinco anos”, comemora.

Palinha é o homem do futebol, enquanto Renato assume as funções de administração.  A ideia foi justamente aproveitar o momento de crescimento do futebol nos Estados Unidos. “Estamos disputando a Premier Soccer League Nacional, mas pretendemos crescer e chegar ao topo”.

Diferentemente do Brasil, em que você precisa caminhar ano após ano em cada divisão até chegar à primeira, nos Estados Unidos você compra uma franquia que te dá o direito de disputar a divisão.

EMPRESÁRIO

Futebol para Renato Valentim tem a característica de entretenimento, mas sempre aliada a sustentabilidade do negócio. “Nos Estados Unidos, é preciso lidar com o time como se fosse uma empresa de verdade que precisa ser sustentável. E isso é para qualquer modalidade esportiva, seja beisebol, basquete, futebol americano, todos devem ser rentáveis. Entretenimento e sustentabilidade devem caminhar juntos”, explica.

Além dos restaurantes e do futebol, Valentim é responsável pela etapas da Fórmula Indy na região norte dos Estados Unidos e do Canadá. O projeto é colocar o Boston City disputando a Major League Soccer em cinco anos.

Renato chegou ao Brasil nesta sexta-feira 17/02, para conversar com a Prefeita Cici Magalhães e vereadores sobre projetos regionais. A ideia é criar um centro de triagem de atletas e para isso tem buscado apoio de lideranças e políticos na região.

Teogenes Nazaré 

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo