PM faz greve e caos se instaura no estado do Espírito Santo

Secretário de Segurança aciona Ministro da Justiça e pede apoio de forças federais
Em coletiva na manhã desta segunda-feira (06), o secretário de Estado da Segurança Pública, André Garcia, anunciou a troca de comando da Polícia Militar do Espírito Santo. Em menos de um mês no cargo, o coronel Laércio Oliveira deixa o posto. Quem vai assumir a chefia da PM no Estado é o coronel Nylton Rodrigues.
“Temos que ser transparentes. Estamos passando por uma situação muito difícil por conta de uma situação que, supostamente foi iniciada por familiares de parentes. Estamos vivendo um aquartelamento branco da Polícia Militar”.
André Garcia informou que uma decisão judicial saiu na noite deste domingo determinando a desobstrução da saída de batalhões e quartéis da PM.
O secretário garante que, neste domingo (5), conversou como o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, passando a necessidade de reforço policial para reestabelecer a ordem da segurança pública do Estado.
Garcia também ressalta que o governador em exercício do Estado, César Colnago, está em tratativas finais com o presidente Michel Temer para que sejam enviadas tropas das Forças Armadas até que, por decisão judicial, todos os policiais militares voltem às ruas.
“Peço que as mulheres e famílias que estão nas portas dos quartéis entendam e respeitem a decisão judicial, voltem para suas casas, e compreendam a necessidade de a polícia voltar para a rua. A agenda de negociação vai seguir mais para frente, mas nós precisamos garantir segurança antes de qualquer coisa”, diz o secretário.
Segundo Garcia, caso seja descumprida a decisão judicial, as forças de representação à frente do movimento estão sujeitas a multa diária de R$ 100 mil. “Acredito que a decisão judicial será cumprida, e, para isso, um comandante irá supervisionar esse retorno pessoalmente, e mais tarde deve repassar essa situação”, comenta.
“Não há como negar que houve um aumento considerável de ocorrências nesse fim de semana, um aumento muito acima da média, e a gente pode sim dizer que, infelizmente, isso vai comprometer os índices de insegurança, que estavam caindo. É uma irracionalidade você pensar que pessoas que estão envolvidas em situações de insegurança não possam solicitar o apoio da polícia”, destaca.
Garcia complementa dizendo que, embora ainda não esteja normalizada a situação da segurança, a recomendação para a população é que a rotina seja tocada normalmente. “Nós devemos levar em consideração os riscos, mas as rotinas devem ser retomadas normalmente”, frisa.
Assista ao pronunciamento do Secretário de Segurança do Estado do Espírito Santo:
Shopping em Vila Velha:
Carro roubado no litoral do ES:
Flagrante de loja sendo saqueada em Cachoeiro Itapemirim:
Vândalos depredam posto de gasolina em Castelo:
Fonte: novo.gazetaonline.com.br / tribunaonline.com.br
Vídeos: colaboradores