Radio AM710Radio FMSaúde

Cirurgião dentista destaca a importância da saúde bucal

 Saúde_Bucal_02 - CopiaA saúde de uma população em especial a saúde bucal, é expressa claramente pelas condições do meio no qual ela está inserida e, principalmente, pela forma com que são estabelecidos os relacionamentos interpessoais e familiares. Por isso, desde o momento em que nasce a criança estabelece uma interdependência com o seu meio, tendo os pais, um papel fundamental nesse desenvolvimento. O exemplo estabelecido pela família tem grande impacto no desenvolvimento de hábitos de saúde bucal da criança. A saúde bucal de uma maneira geral, mudou muito nos últimos anos, e para melhor, principalmente no que diz respeito á prevenção. Entende-se que a prevenção só ocorre quando se educa e, desse modo, se torna um instrumento de transformação social.

Quando se pensa em saúde e em bem-estar dificilmente associa-os à saúde bucal. Lembramos dos exames de rotina, das atividades de lazer e até da alimentação, mas acabamos deixando de lado o cuidado com os dentes. Entretanto, a odontologia tem um papel fundamental que influencia diretamente no cotidiano geral. Pensando nisso, a reportagem do Tribuna do Leste conversou com o cirurgião dentista, Keller Filgueiras, acerca do tratamento dentário que pode melhorar a qualidade de vida de crianças, jovens, adultos e idosos.

O dentista elucida que saúde bucal afeta diretamente no bem-estar das pessoas. “Pacientes com problemas dentários tendem a sofrer com relações pessoais, ter baixa estima e problemas em seus trabalhos. Algumas pesquisas mostram que a parte do corpo que as pessoas primeiro avaliam é o nosso sorriso”, afirma. ‘Dessa forma, cuidar da saúde bucal é sentir-se bem consigo mesmo”, pontua.

Saúde bucal começa desde cedo

orientacoes1 - CopiaA preocupação com os cuidados odontológicos na primeira infância não é um fato novo. A chamada Odontologia para Bebês, onde os cuidados começam ainda nos primeiros meses de vida, é uma tendência que está sendo bastante difundida nos dias atuais, porque se sabe que a cárie dentária em bebês se manifesta de forma agressiva e progressão acelerada. “A utilização de medidas preventivas desde os primeiros anos de vida auxilia no desenvolvimento de hábitos saudáveis que contribuirão para a manutenção da saúde bucal dos indivíduos”, afirma Keller Filgueiras.

A primeira consulta com o também deve acontecer o quanto antes, assim a criança se acostuma com o ambiente do consultório e não terá medo de ir ao dentista. Keller Filgueiras destaca também que não se deve esperar a primeira dor de dente, pois isso acarreta em estresse no seu filho e prejudica cuidados futuros.

Os pais são os exemplos dos filhos e isso também serve para os cuidados com a higiene bucal. Sendo assim, de acordo com o cirurgião dentista, os responsáveis devem mostrar e ensinar os cuidados com a limpeza oral dos pequenos e isso começa desde o nascimento do bebê. “Limpeza das gengivas com paninho úmido ou gaze, e a partir do aparecimento dos dentinhos com a escovação”, descreve o profissional.

Doenças

 Cuidados simples, como a escovação dos dentes, o uso do fio dental e visitas periódicas ao dentista, podem evitar as doenças mais comuns na cavidade bucal: a cárie e a doença periodontal. “As principais doenças que aparecem no consultório são cárie, doenças de gengiva, dor em articulações temporomandibular (articulação da mandíbula com o crânio). A melhor maneira de manter a saúde bucal é a higiene em casa; com uso de escova após refeições, uso de fio dental e visita periódica ao dentista. A higiene deve ser feita com escovas macias, o uso do fio dental deve ser diário e a língua deve ser escovada também”, enfatiza Keller Filgueiras.

Higiene bucal correta

Para Keller, a higiene bucal correta depende principalmente de cuidados básicos, apesar de, muitas vezes, estes serem neglicenciados devido a correria do dia a dia. E esses cuidados incluem a escovação e o uso do fio dental três vezes ao dia, além do enxaguante bucal como complemento, segundo o dentista. “A chave para manter um sorriso brilhante e saudável ao longo da maturidade é ter uma higiene bucal apropriada. Adultos podem ter cárie e doenças gengivais que podem levar a sérios problemas. Ao longo de sua vida adulta, é importante continuar a escovar os dentes três vezes ao dia usando um creme dental com flúor para remover a placa bacteriana – a película pegajosa sobre seus dentes que é a principal causa de da inflamação da gengiva, chamada gengivite.

Passar o fio dental diariamente para remover a placa entre os seus dentes e sob a margem gengival, antes que se mineralize na forma de tártaro (cálculos dentais). E reduzir o consumo de alimentos açucarados ou com muito amido, especialmente nos lanches. Quanto mais você belisca entre as refeições, maiores são as chances que as bactérias têm de criar ácidos que atacam o esmalte de seu dente. E por fim, vá ao dentista regularmente para limpezas profissionais e consultas de rotina”, finaliza.

Danilo Alves – Tribuna do Leste

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo