Educação: secretária fala sobre desafios da gestão para o município

Uma das maiores expectativas para o setor da Educação no mandato na nova gestão municipal é sobre a postura que o novo governo terá em relação ao volume de gastos na área. O crescente papel dos municípios na educação infantil, no ensino fundamental e na educação de jovens e adultos tem exigido um perfil diferenciado dos dirigentes municipais de educação, que inclui formação técnica e, ao mesmo tempo, capacidade de formulação e gestão das políticas públicas educacionais.
Em face desse novo cenário da política educacional no país, ficou evidente a necessidade de adoção de mecanismos para a melhoria da gestão municipal da educação. Um dos passos importantes desse processo consiste em conhecer o perfil das pessoas que estão à frente dos órgãos municipais de educação. A secretária de Educação de Manhuaçu, Luizaura Januário, enfatiza que tem observado a extensão da rede municipal de ensino, e como a distância entre as escolas tem acarretado em um número reduzido de alunos e classes multiseriadas – uma forma de organização de ensino na qual o professor trabalha, na
mesma sala de aula, com várias séries do Ensino Fundamental simultaneamente, tendo de atender a alunos com idades e níveis de conhecimento diferentes. “A mais importante área de gestão de uma Secretaria de Educação é, sem dúvida, a área pedagógica. Ela é responsável pela atividade fim da secretaria que é a educação. É nela que recai a responsabilidade de planejar a política pedagógica do município, que passa por definir programas, projetos, ações, metas e indicadores, organizar o ano letivo, a agenda de atividades, projetos de capacitações, relações com a comunidade escolar e governos”, explica a secretária municipal de educação.
Luizaura Januário informa que a Secretaria de Educação tem buscado adotar mecanismos de avaliação de desempenho de modo que seja capaz, entre outras coisas, de identificar fragilidades na atuação dos professores para poder propor alternativas de capacitação continuada que responda com a melhoria da qualidade da educação. “Assim como a segurança e saúde, a educação é uma área prioritária que cada exige cada vez mais investimentos. Sabemos que pelo resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a educação não está boa, e por isso precisamos melhorar. Nossa preocupação em oferecer o melhor as crianças e jovens da rede municipal de ensino é grande, e para isto estamos proporcionando a qualificação dos professores e monitores da rede de ensino do município”.
A capacitação reuniu quase duzentos monitores para uma preparação com uma psicóloga da saúde municipal, que abordou a forma de lidar com crianças de 0 a 3 anos de idade, e também proporcionou um encontro com professores da rede de ensino, que estiveram em contato com profissionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). “Na educação os desafios são múltiplos. Não dá para a gente destacar apenas um desafio. Hoje nós temos que garantir todas as escolas, todas as disciplinas, com professores, organizar, reestruturar as equipes a partir das equipes das escolas, e também os grupos dos diversos setores que pertencem a Secretaria Municipal de Educação”, finaliza Luizaura Januário.
Danilo Alves – Tribuna do Leste