DestaqueRadio AM710Radio FMSaúde

Idosos internados com febre amarela preocupam Hospital César Leite

Manhuaçu ainda registra casos suspeitos da febre amarela com o registro de óbitos, no Hospital César Leite (HCL). Nos últimos dias pessoas idosas internadas com a doença têm preocupado a diretoria do HCL.

O médico infectologista, Dr. Thiago Heringer explica que esses casos geralmente são de pessoas que não se vacinaram. “Os casos que estão chegando agora são de pacientes não vacinados. Está evidente que o beneficio de vacinar, idosos, por exemplo, deve ser repensada para essa população”, destaca.

O médico infectologista explica que a ressalva de vacinar acima de 65 era devido os efeitos adversos que podem ser causados, mas ele acredita que nesse momento isso deve ser melhor estudado. “Vivendo nessa área com o vírus instalado é interessante que os idosos, principalmente da área rural, busquem a vacinação”, sugere.

Abaixo, ouça a entrevista completa

Casos de indicação absoluta

Para os casos de pessoas que não podem de maneira alguma tomar a vacina, como baixa imunidade por uso de medicamentos, ou portadores de HIV ele recomenda mais atenção “Nesses casos, realmente o ideal é ficar longe da área de risco, usar repelente, mas é preciso que isso tudo seja conversado com o seu médico, reumatologista, oncologista para criar uma estratégia para vacinar”, explica.

Provedor do HCL

Sebastião Onofre, provedor do HCL, diz que dentre as 82 internações por febre amarela de 17 municípios, foram 19 óbitos, 58 altas, 4 internados, sendo que desses todos são de Manhuaçu e 3 estão na UTI . “A gente chama a atenção, pois os idosos as últimas internações são todas de pessoas idosas, não temos nenhuma pessoa com idade média ou inferior com entrada de internação recentemente.

Ação da Secretaria

Diante desses novos casos a Secretaria Municipal de Saúde reforçou as ações de vacinação em todo o município de Manhuaçu, principalmente nos distritos e locais onde foram registrados os últimos casos.

A exemplo do que aconteceu no ápice do surto da doença, equipes dos ESFs estão percorrendo todas as residências rurais à procura de pessoas que ainda não se vacinaram.

Durante a parte da manhã do último sábado, 04/03 equipes da secretaria de saúde realizaram a vacinação na praça Cordovil Pinto Coelho e praça da rodoviária. “A situação é preocupante, pois ainda estão aparecendo casos de Manhuaçu, mesmo após a disponibilização de vacinas em tempo hábil e em quantidade suficiente. Queríamos que não tivéssemos mais casos, por causa da vacinação da maioria da população, mas infelizmente está acontecendo e novamente estamos convocando a população que ainda não vacinou para que procure se vacinar, inclusive os idosos e para isso, contamos com a presença de dois médicos, Dr. Rafael e Dra. Cecília que além de avaliarem os idosos que ainda não receberam nenhuma dose da vacina, eles ainda recebiam orientações quanto à importância de estarem imunizados”, disse Karina Gama.

A vacinação acontece de forma constante em todos os PSFs da cidade e Unidades Básicas de Saúde do município. A Coordenadora de ESF, Marizy Vasconcelos explicou que na zona rural equipes da Estratégia de Saúde em Família está percorrendo casa por casa. “A ação deste fim de semana de visita de casa em casa visa realmente buscar as pessoas que ainda não vacinaram e no fim de semana é mais fácil de encontrar todo mundo em casa”, disse

Ela disse ainda que durante todos os dias da semana os médicos dos PSFs ficam à disposição da população para orientação e avaliação dos idosos para receberem a vacina.

Dra. Cecília, médica do PSF do Santo Antônio foi taxativa, “É melhor sofrer com os efeitos colaterais da vacina que acontece um a cada cem mil, do que deixar nos velhinhos morrerem”, disse – “Somente em casos muito extremos de baixa imunidade e de pessoas que tenham alergia à gema de ovo que não aplicamos a vacina. Mas, estou de 7hs da manhã às 5hs da tarde no PSF à disposição da população basta nos procurar”, finaliza.

Karina Gama salientou mais uma vez que existem mais 16 mil doses de vacinas para a população de Manhuaçu. “Estamos com seis mil doses de vacinas e mais 10 mil na GRS de Manhumirim à espera caso necessite, mas é preciso que as pessoas que ainda não vacinaram procurem os postos de vacinação mais próximo”, ressalta a Secretária.

Jailton Pereira – Tribuna do Leste

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo