DestaqueRadio AM710Radio FMReligião

Quarta-feira de cinzas marca o início do período da Quaresma

A celebração da Quarta-feira de Cinzas, 01/03, assinalou para os católicos de todo o mundo, o início da Quaresma, período de preparação para a Páscoa com a duração de 40 dias, marcado pelo jejum, o apelo à partilha e à penitência.

Em Manhuaçu, missas nas Paróquias do Bom Pastor e São Lourenço contaram com expressiva participação de fieis.

Como o próprio nome sugere, a quaresma dura 40 dias e termina no Domingo de Ramos, a festa católica que marca a entrada de Jesus em Jerusalém e que antecede o Domingo de Páscoa.

Na igreja católica, a cor litúrgica utilizada neste tempo é o roxo, um símbolo que demonstra aos fiéis que a quaresma é uma fase dedicada a penitência e oração. “No Evangelho de hoje somos chamados ao jejum, a oração, e a esmola. O primeiro iniciamos neste dia, uma abstinência de algum alimento como sinal de nosso desejo, nossa vontade de termos um autodomínio de nossos impulsos, então o jejum é fundamental. A Igreja no Brasil pede dois dias de jejum no ano: na quarta de cinzas e sexta-feira Santa, isso não significa que não podemos fazer outros dias, é um gesto simbólico de que somos carnais, mas somos vocacionados para a santidade, para sermos semelhantes ao Pai, destacou o Pároco da Paróquia Bom Pastor, Pe. José Raimundo, SDN “Mundinho”, durante sua homilia.

Ele destacou que paraos cristãos, esse é um tempo de amadurecimento. “Por isso quando fazemos alguma penitencia, não é para Deus, é para nós, para nos ajudar. Para sabermos condicionar nosso comportamento de forma sadia que leve ao crescimento pessoal e comunitário”, diz o sacerdote.

A oração também deve ser intensificada, conta Pe. Mundinho. “Devemos rezar todos os dias, essa intimidade com Deus é importante, mas a Igreja nos convida, nesse período da Quaresma, intensificar um pouco mais a oração. É importante que haja esse empenho, esse esforço. Tudo que vamos fazer devemos pedir a benção de Deus para que possamos viver com fidelidade”, ressalta.

Outra característica marcante do tempo quaresmal é a esmola. Ela é uma via de união com Deus através da virtude da caridade, em ato concreto. “A esmola não é apenas dar uma ajuda, é fazer o bem para os outros. Devemos começar dentro de nossas casas, no ambiente familiar, olhando para a comunidade, levando amor, fraternidade e caridade. Assim como propõe todos os anos a Campanha da Fraternidade. Esse ano somos chamados a refletir sobre a ecologia, e quando me preocupo com a natureza estou pensando também nos outros”, explicou.

Após a homilia, as cinzas, provenientes da queima dos ramos (abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior), foram abençoadas e os fieis receberam a marca na testa ou na cabeça e a seguinte frase foi pronunciada: “Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás” ou “Convertei-vos e crede no Evangelho”.

Nesse ano o período quaresmal se estende até o Sábado Santo, dia 15 de abril. No domingo, 16, será celebrada a Festa da Páscoa.

Leonardo Medeiros / Fotos: Nayara Pereira

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo