Corpo de Bombeiros de Manhuaçu realiza vistorias em lotes vagos

O Corpo de Bombeiros Militar de Manhuaçu está realizando vistorias em diversos lotes vagos da cidade com o intuito de prevenir a ocorrência de incêndios nesta época do ano em que a chuva é escassa.
De acordo com o comandante do 2º Pelotão, tenente Flávio Mota, nesta época do ano há um considerável risco de ocorrências deste tipo, trazendo prejuízos ao meio ambiente e às pessoas. “Nos lotes vagos da cidade, buscamos principalmente os locais onde há vegetação de médio a grande porte, lixo e entulho”, explica o comandante que ainda destaca que “as vistorias buscam prevenir principalmente incêndios florestais”.
Sempre com o foco na prevenção, os Bombeiros também observaram os locais onde o acúmulo de entulho favorece a proliferação do mosquito Aedes Aegipty, que é o transmissor de doenças graves como: dengue, zika e chikungunya. Há também, o risco de aparecimento de animais peçonhentos como cobras e escorpiões.
“Inicialmente as vistorias estão sendo realizadas naqueles locais onde já foram registradas ocorrências de incêndios em lote vago nos últimos dois anos. São observados os aspectos desfavoráveis nestes locais e posteriormente relatados em boletim de ocorrência”, conta o tenente.
As ocorrências geradas em razão das vistorias serão encaminhadas para a Promotoria de Meio Ambiente e para a Prefeitura Municipal, onde serão relatadas quais as medidas deverão ser tomadas pelo proprietário do terreno. “A limpeza do lote, evitando-se assim que novos incêndios ocorram nestas áreas, além de eliminar o risco de existência de animais nocivos para saúde das pessoas é uma das ações que os proprietários de lotes vagos devem visar.”, conclui tenente Flávio.
Tribuna do Leste