Dia Mundial de Luta contra o Câncer é lembrado neste 8 de abril
Estima-se que, anualmente, sejam diagnosticados mais de 12 milhões de casos de câncer em todo mundo, causando mais de 7 milhões de mortes
Estudo do Instituto Nacional de Câncer – José Alencar Gomes da Silva (Inca) – aponta que o câncer representa a segunda causa de morte no Brasil, atrás apenas das doenças do coração. Para chamar a atenção de todas as nações sobre importância da discussão sobre a doença e instituir políticas de prevenção, foi instituído o Dia Mundial de Luta contra o Câncer, 8 de abril.
A cada ano, o câncer provoca cerca de 8 milhões de mortes no mundo. Estima-se que um terço dessas mortes poderia ter sido evitado com mais prevenção, detecção precoce e acesso aos tratamentos existentes.
Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células que invadem tecidos e órgãos. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores malignos, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo. As causas de câncer são variadas, podendo ser externas ou internas ao organismo.
As causas externas referem-se ao meio ambiente e aos hábitos ou costumes próprios de uma sociedade. As causas internas são, na maioria das vezes, geneticamente pré-determinadas, e estão ligadas à capacidade do organismo de se defender das agressões externas.
A médica oncologista da Fundação Cristiano Varella, de Muriaé, Dra. Micheline Campos, conta que a prevenção é o caminho para o combate, e que quanto antes descoberta a doença, maior é a chance de cura.
Confira na íntegra a matéria sobre o Dia Mundial de Combate do Câncer no jornal Tribuna do Leste.
Abaixo, a entrevista com a médica oncologista, Dra. Micheline Campos:
Tribuna do Leste – com informações do Governo Federal