Guarda Mirim: Instituto Caminhar retoma atividades em Manhuaçu

Os 35 novos alunos do Instituto Caminhar (Guarda Mirim) iniciaram suas atividades preparatórias para o mercado de trabalho. Com as ações suspensas desde o ano passado, o retorno dos trabalhos tem como objetivo somar a experiência para a educação dos adolescentes entre 12 e 17 anos, para estarem sonhando com um futuro promissor.
No último sábado, os adolescentes participaram do curso de primeiros socorros, que foi ministrado na sede do Pelotão do Corpo de Bombeiros de Manhuaçu. Durante todo o dia, eles puderam aprender na teoria e na prática como observar e agir no momento em que uma pessoa estiver passando mal e necessitando de reanimação. Os instrutores foram os soldados Roni Von, Ozanan e Ruimar.
Com técnica aperfeiçoada, os bombeiros passaram aos alunos a noção dos primeiros socorros, comportamento diante da vítima e a agilidade necessária para a ressuscitação. Os alunos passarão pelos mesmos moldes e didática de aprendizagem das turmas anteriores.
O Agente Vieira, responsável pelo Instituto Caminhar salienta que a preocupação da diretoria é desenvolver um trabalho participativo e profícuo, que venha afastar os adolescentes do “mundo das drogas”. Ele acredita que as disciplinas aplicadas durante o curso influenciará na formação e no dia a dia dos adolescentes. Sem esconder a alegria, ele conta que os que passaram pelo Instituto Caminhar estão ingressados no mercado de trabalho, na busca do sucesso profissional.
Para o Sargento Everton do Corpo de Bombeiros, ao ver os alunos ansiosos e com vontade de vencer na vida é algo extremamente relevante. Ao falar da parceria, ele destaca que o Corpo Bombeiros estará sempre contribuindo para a formação dos adolescentes. “A noção de primeiros socorros é primordial para saberem atuar. Aqui, passamos também que o bombeiro está pronto para salvar vida, e assim eles devem proceder”, enfatiza Sargento Everton.
A caminho de um futuro melhor
Mesmo enfrentando algumas dificuldades, o Instituto Caminhar está com o foco no aprimoramento para o conhecimento dos adolescentes, para que tenham o mesmo sucesso dos ex-alunos de Vila Nova e Manhuaçu. “Um empresário, ao ver um currículo com cursos variados, certamente vai contratar nossos adolescentes. E precisamos do apoio de todos os empresários de Manhuaçu”, ressalta Vieira. Ele explica que no próximo sábado, as atividades estarão acontecendo na sede do 11o Batalhão. “Agradeço ao Comandante, Tenente Coronel Sérvio por abrir as portas da Unidade, ao juiz da Comarca, Dr. Marco Antônio, o diretor do presídio, Carlos Eduardo Amaral de Paula e o Corpo de Bombeiros, pelo apoio incondicional à nossa Guarda Mirim”, finaliza o Agente Vieira.
Eduardo Satil – Tribuna do Leste