AMMAR: últimos preparativos para o 10º Encontro Nacional de Motociclistas em Manhuaçu
Motociclistas e apaixonados por duas rodas, têm encontro marcado. Manhuaçu vai sediar no próximo final de semana o 10º Encontro Nacional de Motociclistas. O evento acontece entre os dias 26 e 28 deste mês, no Parque de Exposições na Ponte da Aldeia.
A organização da festa, que promete ser uma das melhores dos últimos anos, é da AMMAR (Associação de Motociclistas de Manhuaçu e Região). A entidade, presidida por André Luiz Pacheco Amaral, representa motoclubes e motogrupos de Manhuaçu e região, que se uniram para o maior evento motociclístico de todos os tempos.
Após um período fora do calendário nacional de motociclismo, há quatro anos o evento volta a ser uma das maiores expectativas, com a participação de motoclubes de todo o Brasil e até mesmo do exterior, a exemplo das duas últimas edições. “Foi um sucesso a nona edição, que contou com o apoio total do comércio de Manhuaçu. Esse ano, com o envolvimento de várias secretarias municipais o evento promete ser um sucesso novamente”, lembrou André Amaral.
No ano passado, além de motociclistas de várias partes do país, o encontro em Manhuaçu atraiu também participantes do Chile e da Argentina, onde o evento foi divulgado. “Tem um grupo que faz turnê a nível mundial querendo vir e a expectativa é novamente de participação de motociclistas estrangeiros”, ressalta o presidente da AMMAR.
Público recorde
Para a edição deste ano, a expectativa é de crescimento entre 30 e 40 % no número de motociclistas participantes, o que atrai ainda mais pessoas para o evento. Segundo os organizadores, devem vir, por dia, à cidade para participar cerca de cinco mil pessoas, entre motociclistas e familiares. O público esperado para visitação e shows é de quinze mil pessoas. No local será montada praça de alimentação, água potável de graça, ambulância e segurança 24 horas. O encontro vai contar também com o apoio das polícias Militar e Civil e ainda do Corpo de Bombeiros. “Pessoas de vários estados querem vir conhecer a cidade e região, vivenciar o clima e participar do evento que fez tanto sucesso no ano passado”, disse Amaral.
Simulador de empinadas
A programação do 10º Encontro Nacional de Motociclistas será aberta na sexta-feira, 26, com a recepção aos motociclistas e shows musicais à noite. No sábado shows com a programação sendo aberta a partir de duas horas da tarde. As atrações são gratuitas todos os dias com campanha de arrecadação de donativos, principalmente alimentos não perecíveis ou agasalhos, que serão repassados a entidades assistenciais. Entre os atrativos esperados está o simulador de manobras radicais criado pelo piloto de moto velocidade Leandro Panadés, a vinda de Leandro a Manhuaçu surgiu através de uma parceria dos organizadores com a LG Sat, empresa de Manhuaçu especializada em rastreamento de veículos. O equipamento leva o nome Red Bull Wheelie Machine.
O simulador foi concebido por Panadés a partir de uma moto com motor de 1000 cilindradas – atualmente, o modelo é uma R1 da Yamaha. “É uma moto de verdade, posso perfeitamente tirar da plataforma e ir pilotando até minha casa. Só o que muda é a relação secundária e a alimentação de óleo. Instalei uma cinta na frente da plataforma, presa à roda dianteira, para controlar o ângulo de inclinação, para a moto não tombar para trás”, explica. O objetivo é proporcionar aos convidados noções seguras para empinar a moto. “Eumesmo sabia empinar, mas só no motor, não tinha as “manhas” de usar o freio. Quem já sabe empinar se diverte bastante. Para quem ainda não sabe, é a oportunidade de aprender com segurança”, ele define. O equipamento é utilizado em eventos de diversas naturezas. Expositores ligados ao setor de motocicletas fizeram contatos para participação no evento e a expectativa é da participação de doze carretas carregadas de produtos característicos. A organização ainda negocia a possibilidade de trazer para o encontro uma equipe de manobras radicais, que aconteceria na sexta-feira, com toda a infraestrutura de segurança.
Apoio da Prefeitura e do Governo do Estado
A atual Administração e o Governo de Minas apoiam a iniciativa, por meio das secretarias de Cultura e Turismo, Esporte e Lazer e de Obras e da Codemig. “Estão todos apoiando na infraestrutura e preparativos do espaço do parque, divulgação e ajuda na busca dos recursos necessários para a realização do evento e na confecção e produção de medalhas que serão entregues aos participantes do encontro como lembrança da passagem por Manhuaçu”, conta André Amaral.
Moto clubes de várias cidades de Minas e de outros estados demonstraram interesse em participar do encontro. “Estamos numa situação privilegiada em relação a localização com fácil acesso em relação aos grandes centros pelas rodovias federais”, destaca o coordenador. “Além disso temos um clima agradável e muitos outros atrativos com dois circuitos turísticos que passam pela nossa cidade que são o das praias e o Circuito Turístico Pico da Bandeira”, lembrou.
O 10º Encontro Nacional de Motociclistas conta ainda com o apoio da Câmara Municipal, da Polícia Rodoviária Federal, do Juizado da Vara da Infância e da Juventude, com a realização da campanha contra a exploração sexual da criança e adolescente, da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros de Minas Gerais.
Jailton Pereira – Tribuna do Leste