Dia Mundial da Saúde: atividades no bairro Petrina
![](https://www.tribunadoleste.com.br/wp-content/uploads/2017/05/DSC_0759.jpg)
Numa parceria da Secretaria Municipal de Saúde, através dos agentes dos ESFs e NASF, Conselhos de Unidades de Saúde (COUS) e Associação de Moradores da Petrina, com o apoio da comunidade e comércio local foi realizado no sábado, 29/04, na quadra poliesportiva, diversas ações voltadas para a comunidade.
O evento ocorreu na parte da tarde e foram instalados estandes educativos temáticos, além do desenvolvimento de atividades de lazer, recreação e ocupação do tempo livre. Foi montando também, um estande de confecção de brinquedos adaptados, criados a partir da reciclagem de materiais, cujo recolhimento tem sido feito em parceria com o COUS e Associação junto ao comércio e população da Petrina.
A programação bastante variada contou com orientações quanto ao combate à Dengue, contando com ações de combate, diagnóstico e tratamento de outras doenças da epidemia quádrupla viral.
Na área de Saúde Bucal houve a disponibilização de kits de higiene, intervenções educativas sobre cuidados, técnicas de escovação, principais doenças e agravos relacionados à saúde bucal. “Oferecemos ainda à comunidade a ‘Barraquinha da Saúde’ com aferição de pressão arterial e de glicemia capilar, orientações educativas sobre prevenção e tratamento de doenças prevalentes no território em questão, sobretudo Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus; orientações sobre a prevenção do uso abusivo de drogas lícitas e ilícitas, debates acerca das estratégias de combate ao tráfico de drogas na comunidade”, disse a coordenadora do ESF da Petrina, Tânia Mara.
Ainda durante a programação, a comunidade contou com explicações quanto à prevenção de infecções Sexuais Transmissíveis e Realização do Teste Rápido; atividades de lazer, recreação e ocupação do tempo livre para crianças, sessão de práticas Corporais/Atividades Físicas e confraternização entre a comunidade.
Fernando Rocha de Jesus, profissional de educação física do NASF destacou que ações aconteceram na Petrina e também no dia 1º de maio na festa do trabalhador na Praça Cordovil Pinto Coelho. Já no dia 16 de maio, as ações acontecem no Presídio de Manhuçu. “Então, nesta data a atenção dos profissionais da atenção básica de saúde estarão voltadas aos funcionários do Presídio, visto que, eles ficam a maior parte do tempo em ambiente fechado dividindo com os demais funcionários. A eles serão oferecidas palestras, atendimentos e orientações”, disse Fernando.
No presídio serão duas turmas, a primeira de 8h às 11h da manhã e a segunda de 13h às 16h, sendo duas palestras, uma às 8h e outra às 13h.
Ainda na programação haverá orientação sobre direitos do trabalhador realizado por assistentes sociais; atualização do cartão vacinal, inclusive vacina influenza, realizada por enfermeiros e técnicos de enfermagem e consultas médicas.
Jailton Pereira – Tribuna do Leste