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Furto de motos aumenta e ladrões desafiam nas ações

O tempo que você vai gastar para ler esta matéria será maior que os 30 segundos que um “gatuno ou quadrilha”, especializado em furtos de veículos, principalmente motocicletas, gasta para praticar os crimes em Manhuaçu. Constantemente, a Polícia Militar tem registrado furtos de motos na área central, bairros da cidade, bem como nos distritos. Quase sempre, o alvo é observado desde a aproximação do local onde a moto é estacionada. Assim que o dono distancia, a ação criminosa acontece de forma rápida, sem levantar suspeita de quem passa pelo local.

Dois casos registrados nos últimos dias aconteceram na Rua Monsenhor Gonzalez e José Fernandes Rodrigues, que ficam na área central da cidade, e possui câmeras de segurança nos comércios ali existentes. Outro caso na quarta-feira, 11, na Praça José Soares Pires (baixada). Os responsáveis pelos furtos demonstraram muita habilidade, para colocar a chave “mixa” na ignição e dar a partida, sem levantar suspeita de que se tratava de um furto. A ação marginal está deixando muita gente apreensiva, em especial aos proprietários de motos que não se sentem seguros em estacionar, devido aos inúmeros registros. A falta de câmera de monitoramento acaba facilitando a ação. Locais que deveriam ser guarnecidos pelo “olho mágico”, que foi uma promessa do passado, têm como símbolo apenas os “braços de suporte”, em diversos pontos da área central.

De marca e modelo diferentes, as duas motos da marca Suzuki furtadas facilmente durante o dia, chamaram a atenção. Enquanto os proprietários se ausentaram e foram às compras, os “especialistas” em furto de motos agiram sem deixar pista. Para praticar os furtos, usaram a chave “mixa” que é feita derivada de outra chave, capaz de acionar qualquer modelo sem nenhuma dificuldade.

Esposa de uma das vítimas faz apelo

Inconformada com o acontecido, a esposa de uma das vítimas do furto procurou a reportagem para fazer um alerta a todos os proprietários de motos, e um apelo às autoridades para estarem atentas, aos que ficam observando motos que são “encomendadas”. Patrícia Rodrigues conta que o marido trabalhou durante quatro anos para comprar a moto, a fim de facilitar a locomoção até o serviço e foi furtada em fração de cinco minutos. A mulher acredita que possa ser ação de uma quadrilha especializada em furtar motos, que esteja agindo na cidade e causando prejuízo a muita gente. Ela suspeita que a moto possa ter sido levada por encomenda ou para desmanche, já que o veículo furtado não é comum no mercado. “A moto Suzuki é diferente, e talvez, algum mecânico esteja retirando algumas peças para revender a terceiros. Pessoas que conhecem o veículo possam auxiliar na localização da moto do meu marido. Isso causa muita frustração em não localizar um bem, que foi adquirido com dificuldade”, desabafa. Patrícia aconselha a todos os proprietários de motos que possam acorrentá-las para dificultar a ação dos marginais que agem, com a certeza da impunidade. Outros agem por terem algumas informações privilegiadas. Os especialistas descobriram uma forma muito rápida de furto e de subtração do veículo. Em menos de 30 segundos eles conseguem realizar o acionamento do veículo e a subtração, e escondê-lo para depois comercializá-lo a terceiros.

Segurança reforçada

O “trabalho” dos ladrões pode ser dificultado com algumas práticas, apontadas pelo consultor de segurança Diógenes Lucca:

Cuidado ao sair e chegar

Segundo Diógenes Lucca, um dos criadores do Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais, da Polícia Militar), os momentos de saída e chegada da residência são os preferidos pelos ladrões para a abordagem seguida de roubo. O perito recomenda: “Pela manhã é bom checar se a redondeza está tranquila. Se morar em casa, vale instalar câmeras de segurança para se certificar da movimentação na rua e, então, partir sem demora”. No retorno, “ao estar próximo da residência, o ideal é fazer uma ronda rápida nas imediações e perto da entrada, verificando se há pessoas com atitude suspeita”, completa Lucca.

Nunca reaja

No caso de ser abordado por criminosos armados, Lucca recomenda manter a calma e nunca reagir, nem mesmo tentar negociar o bem. “Deve-se colocar as duas mãos abertas à frente, de modo a se mostrar rendido, e sair de perto do veículo de forma calma, sem demonstrar pavor”, alerta o perito em segurança.

As preferidas dos bandidos

Para Sérgio Barros, diretor de produto da Mapfre/Banco do Brasil Seguros, é possível tomar algumas precauções para evitar o risco de roubo: “Evite pilotar tarde, à noite. E esteja sempre alerta e concentrado não só no trânsito, mas em todo espaço em sua volta. Evitar fazer sempre o mesmo trajeto também é uma medida que dificulta a ação de quadrilhas especializadas”. Motos esportivas, nakeds e big trails são as mais visadas; customs e scooters são menos procurados.

Estacione com segurança

O ideal é nunca estacionar na rua, especialmente à noite e em locais desertos. Sempre prefira um estacionamento, mesmo que o preço seja o mesmo cobrado por um carro.

Use um dispositivo de segurança

Se não houver outro jeito e você precisar estacionar na rua por pouco tempo, sempre trave o guidão da moto e use algum dispositivo antifurto. Correntes e cadeados comuns são facilmente burlados por ladrões especializados, enquanto travas para o disco de freio costumam valer a pena. Porém, há notícias de motos travadas que são levadas em caminhões baú ou caminhonetes.

Quanto mais difícil, melhor

Travas de disco devem ser de aço (do tipo inox ou carbono), pois modelos de alumínio são violados mais facilmente. Há inclusive travas de aço com alarme incorporado, acionado por sensor de movimento. Segundo Marcelo Peixoto, mecânico especializado da Motors Company, “o ideal é travar a roda dianteira, pois em motos mais potentes, a trava no disco de trás pode arrebentar (junto com o disco de freio) com uma arrancada mais forte”.

Alarme presencial

Alarmes presenciais cortam a corrente de ignição ou bomba de combustível e são úteis, especialmente, para ocorrências de roubo com a moto em movimento. Quando o modelo se distancia do controle, o aparelho faz o sistema parar. Hoje estes sistemas estão bem desenvolvidos, podendo contar com sensores no cavalete, no assento ou mesmo nos baús. Outra vantagem é a sirene potente, que dispara ao movimentar a moto e chama atenção de quem está ao redor.

Seguro com rastreador

Atualmente, existem sistemas de rastreamento em conjunto com seguro, além das apólices que cobrem apenas roubo ou furto, em conjunto com assistência mecânica e guincho. Em alguns casos, o valor desta nova modalidade pode ser similar ao custo do seguro convencional, que também cobre acidentes e terceiros. Após o sinistro, se a moto não for recuperada pelo aparelho, tudo segue como o padrão: recebe-se um valor entre 90 e 100% da tabela Fipe. Uma vantagem dos seguros com rastreadores está no fato das corretoras aceitarem diversos modelos, independentemente do ano de fabricação — bom diferencial para apólices tradicionais, que costumam não incluir motos pequenas ou superesportivas em função da alta sinistralidade. Vale sempre pesquisar diferentes seguradoras e tipos de seguro.

Fonte: Guilherme Silveira – Infomoto

Eduardo Satil – Tribuna do Leste

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