CidadeDestaqueRadio AM710Radio FM

Projeto Novo Horizonte realiza capacitação para voluntários

O Projeto Social “Novo Horizonte”, realizado com crianças e adolescentes do bairro Matinha, tem buscado mudar a perspectiva de futuro desses cidadãos com condições menos favoráveis, auxiliando na formação educacional, cultural e espiritual. O programa, de autoria da Paróquia Bom Pastor, começou através da realização de um projeto piloto, onde foram colocados em prática as atividades planejadas.

As intervenções de voluntários junto as crianças e adolescentes são pautadas em experiências lúdicas e culturais como forma de expressão, interação, aprendizagem, e proteção social que proporcionam experiências favorecedoras do desenvolvimento de sociabilidade, capacidade comunicativa, inclusão digital de modo a orientar o jovem na escolha profissional, sensibilização para os desafios da realidade social, cultural, ambiental, criação de oportunidades de acesso a direitos e na prevenção de situações de risco social.

A presidente da Associação Pequeninos do Reino, do Projeto Novo Horizonte, Ariane Guiduce Bastos explica que a iniciativa tem como finalidade a constituição de espaço de convivência, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e adolescentes, além do fortalecimento da convivência familiar e comunitária; contribuição para o retorno ou permanência e sucesso na escola, por meio de ações que estimulem a convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para o mundo do trabalho. “A causa maior do Projeto Novo Horizonte é a esperança de um mundo melhor com base na ideia de que é possível mudar o futuro trabalhando bem para o presente, pois a falta de oportunidade e de formação, muitas vezes é o grande pivô da exclusão social”, elucida.

Capacitação de voluntários

 Na quarta-feira, 26/04, o Projeto Social Novo Horizonte e a Paróquia do Bom Pastor realizaram uma capacitação com novos voluntários do projeto, com diretrizes planejadas para servir nas oficinas de artesanato, Assistência a Vida Diária (AVD) esporte, música, apoio escolar, apoio familiar.

Para o correto funcionamento da rede de atenção as crianças e adolescentes é necessário a manutenção de canais e mecanismos continuados de capacitação, já que a qualidade da formação dos profissionais que atuam na rede é essencial para um atendimento de qualidade.

A qualificação foi proporcionada pela psicóloga Luciane Pascini Nunes, que mobilizou os futuros voluntários acerca do trabalho desenvolvido junto à comunidade. “Trabalhamos a questão de como a pessoa tem que se envolver enquanto sujeito de uma ação social, tendo em vista que o voluntário faz parte dessa ação. Cada pessoa que fará parte deste projeto deve ter suas motivações e sempre buscar alternativas que vão de encontro a seu nível emocional, cultural e filantrópico. Também procuramos escutar o que cada voluntário tinha para dizer, afim de mantermos um feedback a respeito do projeto Novo Horizonte”, disse.

 Construção de uma sede

O projeto vem se estendendo a ponto de alçar voos maiores. A construção de uma sede é algo que os voluntários almejam, e para isso a entidade vem buscado manter um contato com a população visando divulgar e esclarecer o foco do trabalho desenvolvido pelos voluntários.

Ariane Guiduce Bastos afirma que existe o sonho de uma sede própria, pois a ideia é ampliar o projeto social para todo o município, com o objetivo de agregar mais pessoas para a iniciativa. “Nosso sonho é grande. Lançamos a base desse trabalho através de iniciativa privada, estamos buscando parcerias junto ao empresariado, mostrando esse projeto para as pessoas através da Igreja e por meio das questões sociais. Estamos indo atrás de recursos para realizar esse grande sonho”.

A presidente da Associação Pequeninos do Reino conta com o apoio da comunidade e empresários que se mostrem interessados em auxiliar na construção da sede que ajudará crianças do município. “As pessoas interessadas podem ligar para o escritório da Paróquia Bom Pastor, através do telefone (33) 3331-3013. Todas as informações serão repassadas aos interessados em ajudar na criação da sede, não só direcionadas a questões financeiras, mas por meio da participação junto aos voluntários do projeto”, finaliza.

Danilo Alves – Tribuna do Leste

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo