COMAD realiza ação no Dia Internacional de Combate às Drogas
O Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (COMAD) e a Secretaria Municipal do Trabalho e do Desenvolvimento Social realizaram um encontro na segunda-feira, 26/06, com a participação de autoridades, Proerd, Polícia Militar, conselhos, igreja e usuários do serviço do CAPS AD.
O momento serviu para refletir sobre o Dia Internacional de Combate às Drogas e o alto índice do uso de drogas que se tornou um mal em todo o mundo, com faixa etária cada vez menor. A união é para o combate do uso abusivo de drogas, elaboração de políticas públicas e ações a fim de afastar adolescentes, jovens e adultos que estão nesse contexto de vulnerabilidade.
Durante a reunião, foi apresentada a participação ativa dos usuários atendidos pelo CAPS AD, que acompanha a quem necessita de tratamento devido ao abuso de álcool e outras drogas. O atendimento conta com equipe multiprofissional composta por psiquiatra, psicólogo, assistente social, dentre outros. No CAPS AD há o acompanhamento para que o assistido possa ser reinserido no mercado de trabalho, bem como no exercício dos direitos e ainda o fortalecimento dos laços familiares.
Para o coordenador municipal da Saúde Mental, Dimitri Xavier Borges, o trabalho é voltado para atender o usuário. “Os usuários e familiares integram ao sistema, participam de todas as ações sem imposição. O tratamento no CAPS AD é gratuito, com qualidade e equidade”, explica o coordenador.
Exemplo de mudança com o tratamento
Wanderson Moretti de Souza, residente em Espera Feliz é recuperando na Comunidade Santa Mãe da Divina Providência ressalta que teve experiência com drogas, e por vezes acabou gerando preocupação à família. A superação em relação ao vício está sendo uma vitória. “Ao chegar na casa, tive que buscar muita força. Não foi tão fácil, mas o pior é a droga. “Há sete meses estou lá e aquela pessoa que tiver esse vício deve procurar de imediato o tratamento, pois, a droga é terrível na vida da gente”, relata o recuperando.
O diretor da Comunidade Terapêutica Santa Mãe da Divina Providência, Júlio Villaça relata que evento com a participação de vários órgãos é fundamental, para o combate às drogas. Quanto ao trabalho da entidade, ele explica que o “residente” e o familiar são acompanhados simultaneamente, para que haja verdadeiramente a recuperação de um ente. “As mobilizações precisam continuar, uma vez que a cada dia é crescente o número de dependentes químicos”, detalha Júlio Villaça.
A secretária municipal do trabalho e desenvolvimento social, Giuzânia Gregório explica que as ações estão acontecendo em parceria com todos os órgãos existentes no município, no combate às drogas. De acordo com a secretária, há a necessidade de mobilizar a sociedade para que seja também parceira nesse processo de caráter social. Em Manhuaçu, a equipe do CAPS AD presta dedicado serviço aos usuários, com total estrutura de atendimento para diferentes situações. O atendimento conta com equipes multiprofissionais compostas por médico psiquiatra, clínico geral, psicólogos, dentre outros.
A prefeita Cici Magalhães ficou entusiasmada com a participação dos representantes dos vários segmentos, e pediu para que haja engajamento de todos nesse processo. “A parceria é fundamental para que tenhamos resultados bons. Ver uma família destruída por drogas é muito triste, e somente com a participação de todos, poderemos dar um basta em tudo isso”, pondera a prefeita.
Ouça a entrevista com a prefeita de Manhuaçu, Cici Magalhães:
Ouça a entrevista com a secretária municipal do trabalho e desenvolvimento social, Giuzânia Gregório:
Ouça a entrevista com o diretor da Comunidade Terapêutica Santa Mãe da Divina Providência, Júlio Villaça:
Eduardo Satil – Tribuna do Leste