DestaquePolicialRadio AM710Radio FM

Corpo de Bombeiros alerta sobre os riscos de acidentes domésticos

O Corpo de Bombeiros de Manhuaçu prestou socorro a uma mulher que caiu de cerca de 3 metros de altura, após se desequilibrar enquanto limpava uma janela. O atendimento ocorreu no início do mês, no bairro Petrina, em Manhuaçu.

Quando a guarnição do Corpo de Bombeiros chegou ao local, a vítima foi encontrada caída no chão, consciente e orientada. Ela sofreu fraturas, mas passa bem, visto que a principal preocupação em quedas como esta são os traumatismos crânio encefálicos. “Nós fomos acionados via 193 dando conta que uma pessoa tinha sofrido uma queda de aproximadamente três metros de altura, realizando a limpeza de uma janela. No local nós encontramos a vítima caída ao solo. Graças a Deus ela estava consciente e orientada, porém com suspeita de fraturas”, conta o bombeiro militar, cabo Barros.

O caso é tratado como “acidente doméstico” e está entre os 10 principais acidentes que ocorrem dentro de casa junto às queimaduras, cortes, choques elétricos e intoxicações por produtos de limpeza.

Para o bombeiro militar, a situação é preocupante. Ele diz que os acidentes domésticos têm aumentado nos últimos anos e que os dados muitas vezes são subestimados. “São acidentes que acontecem dentro de casa. É de suma importância a população ficar atenta com relação à limpeza de janela, por exemplo, que foi essa ocorrência que nós atendemos”, conta.

Não por menos, este foi o tema escolhido durante a Semana de Prevenção, realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Em Manhuaçu, foram realizadas palestras educativas e visitas no intuito de orientar a população sobre os riscos destes acidentes cujo os fatores que levam à ocorrência estão dentro de nossas casas.

Cabo Barros explica que ao limpar uma janela em qualquer altura, a pessoa jamais deve projetar o corpo para fora. “Existe um grande risco de queda. Além de não estar preso em nada. Todo o trabalho feito em altura a pessoa precisa estar ancorada, presa, fixada em um ponto”, diz.

O bombeiro relata que é necessário se prevenir de acidentes como este, já que eles podem levar até mesmo à morte. “No caso até de um mal súbito, ou um desequilíbrio, que foi o que aconteceu com essa vítima que atendemos, ela poderia ter vindo até a óbito dependendo da altura que ela cair”.

Ainda existem outros fatores que devem ser levados em consideração pela população. A maioria desses acidentes atingem os extremos das idades, que são as crianças e os idosos. E algumas medidas de segurança são fundamentais para que as pessoas possam evitar esses problemas. “Tropeções em tapetes, o que acontece muito com idosos, acidentes com fogão, lembrando que os cabos das panelas devem estar sempre voltados sempre para dentro do fogão, escadas mal iluminadas que podem proporcionar quedas, brinquedos espalhados pela casa também podem proporcionar quedas tanto para idosos quanto para as próprias crianças”, conclui cabo Barros.

Livia Ciccarini – Tribuna do Leste

 

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo