11ª Conferência Municipal de Saúde aprova propostas para mais 4 anos
Com o objetivo de fortalecer as ações, o Conselho Municipal de Saúde, Secretaria de Saúde e Prefeitura de Manhuaçu realizaram no último sábado, dia 05, a 11ª Conferência, que contou com a participação de delegados, conselheiros e convidados de vários segmentos da sociedade eleitos entre os representantes dos usuários, trabalhadores e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento teve como tema central “SUS Manhuaçu: Acesso, Qualidade e Cidadania”, com ampla discussão para melhorar a saúde no município, além de traçar diretrizes para as políticas de saúde, que servem para orientar o governo no planejamento da saúde e na definição de ações prioritárias no munícipio.
A Conferência de Saúde que acontece a cada quatro anos, conforme estabelece a lei, é um espaço institucional de participação social e democrática da sociedade para avaliar a situação da saúde e propor diretrizes e ações.
Na abertura do evento, a Secretária Municipal de Saúde, Karina Gama dos Santos Sales destacou a importância da participação da sociedade na discussão sobre a saúde, com avanços relevantes para a elaboração de propostas, atendendo o que estabelece a lei 8142 de dezembro de 1990. Fez vários agradecimentos, principalmente o empenho de todos os profissionais que trabalharam na preparação para a 11ª Conferência.
A secretária apresentou ainda os resultados alcançados pela gestão em sete meses de governo. Foi apresentado aos participantes as ações colocadas em prática, da Conferência realizada em 2013. Foram levantadas 160 propostas, sendo colocadas em prática apenas 19 pela administração anterior. A atual gestão, em apenas seis meses cumpriu 40 propostas. “A partir de agora estaremos trabalhando as propostas e até o final de agosto estaremos com o plano de saúde concluído, para encaminhá-lo ao conselho para aprovação. Em 2018 estará sendo executado o novo plano de saúde”, ressalta Karina Gama.
A Prefeita Cici Magalhães participou da abertura e ressaltou a importância da Conferência, a fim de garantir que o planejamento seja de acordo com as necessidades das comunidades. Ela destacou ainda que não tem medido esforços, para garantir os investimentos, e confirmou o depósito de 5 milhões e 200 mil reais, na conta do Fundo Municipal de Saúde, bem como o reinício da construção do prédio do HCL, através de emendas do deputado João Magalhães. “Queremos cumprir com a população o que foi elaborado no nosso plano de governo. Com a participação de todos, vamos construir uma saúde de qualidade”, disse a prefeita.
Reconhecimento do trabalho
Na abertura do evento, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Nelson de Abreu citou o período preparatório nas comunidades (COUS), a pré-conferência e o empenho da comissão organizadora. Segundo ele, todas as propostas levantadas e aprovadas serão primordiais para o avanço da saúde. “Estaremos cobrando, para que nos quatro anos tenhamos investimentos. Com certeza, as propostas votadas na conferência vão atender os anseios da coletividade”, disse Abreu. O conselheiro Marivaldo Anselmo (falecido) foi lembrado pelo presidente do Conselho, Nelson de Abreu que prestou uma homenagem em nome de todos os conselheiros, entregando uma placa à viúva do homenageado.
Para o Diretor da Gerência Regional de Saúde – GRS/Manhumirim, Ronaldo Lopes Corrêa, a conferência é um momento importante para a população se manifestar no espaço democrático. “Nos últimos anos tivemos muitos avanços. Hoje a universalidade do SUS tem permitido que a saúde chegue a todas as pessoas. Tenho percorrido os 34 municípios sob minha responsabilidade levando informação a respeito desses avanços”, disse o diretor da GRS/Manhumirim.
Palestras enriquecedoras
O membro do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais, Geraldo Heleno Lopes enfatizou a questão “SUS Manhuaçu: Acesso, Qualidade e Cidadania”. Ressaltou a falta de informação e o desconhecimento por parte da população das ações e o serviço oferecido pelo SUS. Quanto a realização de um debate como a conferência, considerou fundamental para que todos tenham conhecimento sobre o que vem sendo desenvolvido.
Silvana Werner Ferreira Fraga, Referência Técnica do Núcleo de Saúde Gestão Regional/GRS Manhumirim abordou o tema sobre Acesso, Qualidade e Cidadania em relação ao Sistema Único de Saúde (SUS). Silvana Werner deu ênfase à participação das pessoas, o conceito ampliado da saúde que leva à cidadania e saúde e barreiras que interferem na acessibilidade.
Durante a conferência, a mediação dos debates das propostas foi conduzida pela enfermeira, Roberta Mendes Von Rondow entre os participantes. Com a aprovação do que foi elaborado durante os encontros, as ações serão desenvolvidas e inseridas no Plano Municipal de Saúde, a partir do próximo ano até 2021.
Eduardo Satil