Bairro Matinha receberá projeto “Saúde em Ação”

O Bairro Matinha receberá no dia 02 de setembro, a equipe da Vigilância Ambiental, (Endemias) da Secretaria Municipal de Saúde e toda equipe técnica, para uma tarde de mobilização e orientação aos moradores. O evento acontecerá na Avenida Palmeiras, entre as 13 e 17 horas.
A mobilização faz parte do trabalho de levantamento quanto a necessidade de cada morador, proporcionando uma noção exata de como trabalhar com o material sólido (lixo), destinação, reaproveitamento, e a melhor maneira para não deixá-lo espalhado, prejudicando o meio ambiente.
A equipe da Vigilância Ambiental terá também a participação da Associação dos Catadores de Recicláveis de Manhuaçu (ASCAMARE), a fim de dar o suporte necessário e até mesmo ensinar os moradores como separar o lixo em suas casas.
Os moradores que levarem materiais recicláveis para serem entregues à equipe da ASCAMARE, receberão cupom para concorrerem a sorteios variados. As crianças também poderão participar de várias brincadeiras, inclusive nos brinquedos que serão instalados na área de lazer. Haverá sorteios, gincana, exposição, pinturas, atrações variadas, prestação de serviço e premiação especial.
Segundo um dos integrantes da equipe e supervisor de Endemias, José Felício dos Santos Simão, na fase inicial do projeto, muitas pessoas achavam que a proposta seria inviável, mas com o passar dos dias, o foco da ação mudou completamente. Com o envolvimento de outras pessoas, a mudança de concepção teve um olhar diferente.
Ouça a entrevista com o supervisor de Endemias, José Felício dos Santos Simão:
José Felício ressalta que, o resultado atual é o fruto do trabalho no passado, em que os agentes orientavam diariamente cada morador sobre a importância do uso da lixeira, e sobre o direcionamento do lixo de forma correta. “A gente percebe que houve mudança significativa no Bairro Matinha. Cada morador abraçou a causa da Vigilância Ambiental, orientando e trabalhando diariamente com aquelas famílias, e o resultado tem sido surpreendente”, destaca o supervisor José Felício dos Santos Simão.
Eduardo Satil – Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde