Bolsa de estudo é alternativa a Fies
Na atual conjuntura econômica brasileira, ingressar ou permanecer no ensino superior tornou-se um desafio para os estudantes. Com as novas exigências para aderir ao Fies e número reduzido de bolsas ofertadas pelo ProUni, programas que oferecem bolsas de desconto podem ser uma saída para concluir os estudos.
Alternativas
Este é o caso do programa Mais Bolsas, que realiza parcerias com instituições educacionais disponibilizando às pessoas que não tem condição de arcar com uma mensalidade integral, descontos de até 50% nas parcelas mensais.
A assessora de imprensa do programa Mais Bolsas, Samara Galdinho, explica que o programa é de iniciativa privada tendo parcerias com instituições de ensino particulares. O objetivo do programa é promover o acesso de jovens e adultos ao ensino superior. “O programa vem ampliando a atuação e firmando parceria com escolas, centro educacionais, faculdades, e universidades de todo o país”, conta.
As bolsas são disponibilizadas através do site do programa e abrangem cursos como Administração, Ciências Contábeis, Arquitetura e Urbanismo, Farmácia, Direito, Educação Física, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, entre outros. Também são ofertadas bolsas na modalidade EAD para pós-graduação, além das parcerias com escolinhas infantis. Vale ressaltar que é preciso averiguar se o programa tem parceria com a instituição de ensino desejada pelo estudante.
Samara explica que as inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente no site do programa www.maisbolsas.com.br, onde o candidato irá escolher a cidade, o curso e a instituição de ensino pretendida. “O candidato também deve preencher um formulário com os dados pessoais. As inscrições acontecem até o dia 30 de setembro, para quem tiver interesse em ingressar no segundo semestre de 2017. Após essa data as bolsas de estudos estarão disponíveis para o primeiro semestre de 2018”, completa Samara.
Dúvidas podem ser sanadas através do telefone 0800 002 5854 ou pelo próprio site.
Outros programas
Com a mesma funcionalidade, o Educa Mais Brasil atua há 14 anos oferecendo bolsas de estudo para estudantes impossibilitados de arcar com os valores integrais de um curso em instituições de ensino privado.
A bolsas também são disponibilizadas através do site www.educamaisbrasil.com.br e pode proporcionar até 70% de desconto em bolsas de estudo para a educação básica, bolsas de estudo para graduação, pós-graduação, cursos técnicos, idiomas, profissionalizantes, preparatórios para concursos, pré-vestibular/Enem e EJA-Educação para Jovens e Adultos.
É preciso acessar o site, preencher o formulário e verificar as instituições educacionais que tem parceria com o programa em sua cidade.
Em ambos os programas é importante entrar em contato com a instituição de ensino desejada e verificar se são parceiros dos programas.
Outra alternativa são os financiamentos privados, obtidos em bancos ou mesmo ofertados pelas próprias instituições.
Livia Ciccarini – Tribuna do Leste