DestaqueRadio AM710Radio FMSaúde

CONSEA realiza Seminário de Segurança Alimentar e Nutricional em Manhuaçu

Representantes de vários municípios participaram do 2º Seminário de Segurança Alimentar promovido pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, visando ampliar a discussão acerca da agroecologia, agricultura familiar e alimentação escolar.

O encontro aconteceu na quinta-feira, 20, para os municípios participantes passarem a incentivar o fortalecimento da agricultura familiar, na participação e avanços no empreendedorismo nas pequenas propriedades. Foi apresentado um raio-X do que está sendo feito e a demanda existente no que diz respeito aos avanços pela aquisição dos produtos derivados da agricultura familiar.

De acordo com a assessora técnica do CONSEA, Jô Martins, o órgão lidera uma missão de diversos órgãos e procura o fomento da agricultura familiar que tem crescido nos últimos tempos. Na região, Jô Martins considera que o trabalho é muito forte, e Manhuaçu é uma referência em organização dos agricultores familiares. Ela ressalta que esse é o segundo seminário que discute a segurança alimentar, porém desta vez também com abrangência na agroecologia, agricultura familiar e alimentação escolar. “Hoje, a alimentação escolar para o município e o Estado é fundamental. Por isso devemos esforçar, para que tenhamos alimentos saudáveis nas escolas e para a população em geral”, diz a assessora do CONSEA.

O coordenador geral da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (FETRAF), Joseleno Anacleto considerou o encontro importantíssimo, principalmente o   avanço da agroecologia, possibilitando que o homem do campo se sinta seguro. Ele aponta que está na hora de criar mercado que agregue as escolas, hospitais e incentivo para que todos passem a consumir os produtos oriundos da agricultura familiar.

Região terá Pólo da Agroecologia

Em entrevista à reportagem, o coordenador da FETRAF, Joseleno Anacleto juntamente com Jô Martins disseram que agora está sendo trabalhado o projeto para a criação do Pólo da Agroecologia, que vai proporcionar mais força para que os agricultores venham trabalhar na diversificação nas pequenas propriedades. “O Pólo da agricultura familiar vai abrir novos horizontes. Hoje, Manhuaçu consome em torno de 48% do que é produzido pela agricultura familiar, mas ainda é pouco. Por isso, aqui participaram secretários, Superintendência Regional de Ensino e a prefeita”, relata Joseleno Anacleto. Segundo Jô Martins, a criação do pólo da agroecologia depende da organização dos agricultores familiares e aprovação da Assembleia Legislativa. O secretário Municipal de Agricultura, Flânio Alves disse que o segundo seminário serviu para fortalecer o trabalho. É também um impulso para a criação do CONSEA municipal, visto que, a Lei já foi aprovada pela Câmara de Vereadores. “Tudo isso será realidade em breve”, diz o secretário.

Eduardo Satil – Tribuna do Leste

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo