Doação de sangue pode ser agendada por meio de aplicativo de celular

A Fundação Hemominas tem capacidade de receber até 400 doações de sangue, por dia, mas a expectativa é que o número de doadores aumente depois de uma nova forma de agendar o atendimento por meio do aplicativo MG APP. Por isso, se a pessoa estiver com boa saúde, ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50kg, ela pode ajudar.
No inverno as pessoas estão mais suscetíveis a gripes, resfriados, infecções de gargantas e outras viroses. Com o sistema imunológico enfraquecido, a tendência é que o número de doadores de sangue que comparecem aos hemocentros diminua. “Hoje mais de 200 mil telefones já têm o aplicativo instalado e a população do estado conta cada vez com mais serviços na palma da mão”, comemora o superintendente de Governança Eletrônica da Seplag, Rodrigo Diniz. O MG APP também disponibiliza serviços da Cemig, Copasa, Detran-MG, Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Polícia Civil e agendamento de atendimento nas UAIs.
Como acessar
Para acessar a nova função, entre no aplicativo MG APP e, em seguida, acesse o menu no canto superior esquerdo (três listras horizontais). A seguir, marque a opção “Agendamento de Serviços” e, então, pressione “Agendar Serviços”. Na nova lista de opções, procure por “Doação de sangue” e selecione. O próximo passo é definir o município, clicar em “avançar” e, por fim, definir o melhor dia e horário para o agendamento na unidade escolhida.
Para relembrar
Para doar sangue, o candidato deverá estar alimentado. Se for doar pela manhã, faça uma refeição leve, sem gorduras, como café, bolo, pão, cereais e frutas. Após o almoço, o jantar ou refeições com conteúdo mais gorduroso deve-se aguardar três horas para efetuar a doação. Após refeições gordurosas ou copiosas será necessário aguardar quatro horas.
Refeições com elevado índice de gordura, como a feijoada, podem interferir na execução dos exames. Nesta situação, a sugestão é que a doação seja realizada no dia seguinte. Lembre-se de ingerir líquidos em maior quantidade antes e depois de realizar a doação.
Danilo Alves – Tribuna do Leste