Escritora Maria Daguia participa do encerramento de projeto em Manhuaçu

Professores e alunos da Escola Estadual Renato Gusman, receberam na última quinta-feira, a visita da escritora baiana, Maria Daguia, que veio para prestigiar as atividades do encerramento do projeto “Contos e Encantos da Poesia”, trabalhado durante dois anos com os alunos. Também participaram do evento, o vereador administrador Rodrigo dos Santos, representando a Câmara Municipal e a inspetora da Superintendência Regional de Ensino, Elaine Franklin.
A escritora Maria Daguia é autora de várias obras, estudadas pelos alunos do educandário, e por isso veio do Rio de Janeiro a fim de prestigiar o evento, a convite da professora Zandra Rocha, que é admiradora do talento e da forma serena com que a autora aborda cada história.
Formada em Direito e Letras pela Universidade da Bahia, roteirista, pós-graduada em cinema e roteiro de cinema em Cuba, a escritora também trabalhou com vários mestres da dramaturgia no Brasil, que impulsionaram sua trajetória no mundo da literatura, e a sua paixão para escrever.
Já escreveu A Bruxinha Papa- Bolo; Quem Disse Que O Sapo É Feio e a história do Jacaré Zezé e a Tartaruga Calunga. Com característica peculiar para escrever, Maria Daguia sonha com um mundo mais justo, onde as pessoas possam se compreender e se respeitarem.
Suas obras lhe renderam premiação em Tóquio (Japão), durante o 9o Festival de Cinema, bem como seu reconhecimento na Bienal em 2009-Rio de Janeiro e São Paulo, em 2010.
A professora Zandra Rocha destaca que, a presença da escritora na Escola Estadual Renato Gusman foi um presente singular para os alunos, que participaram de todo o projeto, que deu motivação para que eles pudessem apegar na leitura. “A escritora faz teatro na rua para crianças carentes. Ela também é conhecida como escritora itinerante, devido ao hábito de levar a boa leitura para vários lugares, e ainda ficar bem perto dos leitores”, ressalta Zandra Rocha.
Eduardo Satil – Tribuna do Leste