Instituto Caminhar recebe novos adolescentes para a Guarda Mirim
Com os olhares atentos a cada movimento e acompanhados de familiares, os novos alunos da Guarda Mirim foram recepcionados na última segunda-feira, para iniciarem uma trajetória e se tornarem jovens sonhadores comprometidos com a sociedade. Emocionados com a nova escolha, os novos alunos tiveram as primeiras informações a respeito do que será essa caminhada. A eles foi apresentado como deverão observar as coisas e saberem que a todo o momento serão observados também.
O vice-presidente do Instituto Caminhar, João Batista da Rocha chamou a atenção dos pais a estarem atentos ao comportamento dos filhos, dando o apoio necessário para serem pessoas capazes de estarem integrando a sociedade, com o grau de responsabilidade. “Vocês pais, precisam atentarem a fim de saber com quem os filhos andam, conversam e socializam por meio das redes sociais. Se vocês não assumirem o papel de guardiões, lá fora alguém poderá deter o que é seu”, ressaltou Rocha.
Os 200 estudantes com idade entre 12 e 17 que se inscreveram, passam a partir de agora por uma série de preparação, desde o comportamento com os familiares, desempenho na escola, disciplina para estarem em público e acompanhamento por uma equipe multidisciplinar. Durante esse período, várias disciplinas serão aplicadas aos novos guardas-mirins que serão preparados, para ingressarem no mercado de trabalho. Para isso, o Instituto Caminhar busca parceria com empresas, prefeitura, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e outras instituições. A filosofia de trabalho do Instituto é a de contribuir para o crescimento pessoal, profissional de cada adolescente que está iniciando a definição de escolha. Para a diretoria, ao ver os novos integrantes da guarda mirim entusiasmados, sonhando com o futuro é sinônimo de que vale a pena lutar, acreditar e avançar cada dia mais.
Esforço para um futuro brilhante
Mesmo trabalhando na cidade de Ponte Nova, o presidente do Instituto Caminhar, agente Fabrício Vieira “agente Vieira” não tem medido esforços para continuar as atividades relacionadas à guarda-mirim. Entusiasmado com o projeto, ele relata que a partir da apresentação da nova turma, estará acompanhando toda a trajetória do curso em que os alunos estarão sendo preparados para o mercado de trabalho. Fabrício Vieira comemora o resultado obtido, com o ingresso de alguns alunos no mercado de trabalho. “Para nós, é motivo de orgulho ver esses novos alunos e os pais que acreditam no nosso projeto. Alguns que estão sendo encaminhados para o trabalho, nos move para não desanimarmos nunca para garantir aos adolescentes e jovens um futuro promissor”, relata Fabrício Vieira. Os últimos detalhes estão sendo acertados, para que as atividades sejam ministradas em salas oferecidas pela prefeitura, no Parque de Exposições.
Eduardo Satil – Tribuna do Leste