DestaqueRadio AM710Radio FMSaúde

Secretaria Municipal de Saúde em ação no Dia Nacional de Combate ao Fumo

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio das equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e da Estratégia Saúde da Família (ESF) realizaram na manhã desta terça-feira, 29, no coreto da Praça Cordovil Pinto Coelho, ações relacionadas ao dia Nacional de Combate ao Fumo. Os profissionais distribuíram folders com informações relevantes sobre o tabagismo, aferiram pressão arterial com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre as vantagens de não fumar. Para aqueles que fumam, uma frase afixada numa faixa chamava a atenção de que “viver bem é viver com saúde”.

Levantamentos da Organização Mundial de Saúde (OMS), apontam que o tabagismo é a principal causa de morte evitável no planeta, sendo considerado, portanto, um problema de saúde pública. Estima-se que cerca de 200 mil pessoas morram todo o ano no Brasil em decorrência do fumo. Esse valor salta para cerca de 4,9 milhões em perspectiva mundial.

Outro ponto observado pelos profissionais do NASF e ESF quanto ao malefício do cigarro, é que as pessoas que não fumam diretamente também correm sérios perigos. Os chamados fumantes passivos, quando comparados a grupos que não possuem contato com o tabaco, possuem risco aumentado de desenvolver câncer de pulmão e doenças cardiovasculares e respiratórias, como a asma e pneumonia.

A secretária municipal de saúde, Karina Gama dos Santos Sales participou da mobilização no centro da cidade, e disse que a cada dia o trabalho de conscientização se torna ainda mais importante, para que a população saiba prevenir certas doenças. “A pessoa precisa entender que o uso do cigarro faz muito mal. As equipes NASF e ESFs não medem esforços, para estarem falando com as pessoas, levando informações para que todos tenham saúde”, disse secretária de saúde.

Eduardo Satil – (Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde)

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo