DestaqueRadio AM710Radio FMSaúde

Ato público nacional sai em defesa da Rede de Atenção Psicossocial

Profissionais dos CAPS II, CAPS AD, e CAPSi participaram de um ato público na tarde de terça-feira, 12/09, em defesa da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) com o objetivo de chamar a atenção e despertar a sociedade. O movimento denominado “Abraça RAPS”, aconteceu em todo o país, com a participação de familiares, pacientes e usuários do serviço.

Em Manhuaçu, a ação foi realizada pela Secretaria de Saúde, através da coordenação de Saúde Mental e profissionais da saúde mental, demonstrando um gesto de amor pelo que fazem, em defesa da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e Por Uma Sociedade Sem Manicômios.

De acordo com informações, está sendo discutida a possível volta do modelo psiquiátrico manicomial, defendida pelo coordenador Nacional de Saúde Mental, Álcool e outras drogas do Ministério da Saúde, Quirino Cordeiro.  Existe uma ideia da suposta “eficácia”, e por isso querem retomar o modelo de trancar pacientes psiquiátricos, um retrocesso sem tamanho no tratamento da saúde mental. “A mobilização demonstra que estamos e somos contra o retorno dos hospitais psiquiátricos. Não podemos imaginar o retrocesso que será para a saúde mental, a volta dos hospitais psiquiátricos”, pondera o coordenador municipal dos CAPS, Dimitri Xavier Borges.

Eduardo Satil – Tribuna do Leste

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo