Bairro Matinha se mobiliza no dia da Saúde em Ação

O espaço ao lado Avenida Palmeiras, (bairro Matinha) recebeu diversas atividades durante a tarde de sábado (2) voltadas para a promoção da saúde. O projeto Saúde em Ação foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância Ambiental (Endemias) e toda equipe técnica.
Os moradores participaram ativamente das atividades, principalmente a conscientização para manter o bairro limpo, noção de como trabalhar com o material sólido (lixo), destinação, reaproveitamento e a maneira correta para não deixá-lo espalhado e prejudicar o meio ambiente.
Durante a ação, as pessoas puderam realizar testes rápidos de hepatites B e C, além de orientação sexual. Foi uma tarde recreativa e de muitas informações sobre a importância dos cuidados com a saúde.
Os moradores levaram materiais recicláveis, que foram entregues à equipe da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Manhuaçu (ASCAMARE) e receberam cupons para concorrerem a sorteios variados. As crianças também trocaram material reciclável por brinquedos, além de participarem de várias brincadeiras, incluindo sorteios, gincana, exposição, pinturas, atrações variadas e premiação especial.
Em entrevista, a Secretária Municipal de Saúde, Karina Gama dos Santos Sales destacou que essa ação faz parte do cronograma da secretaria. Segundo ela, por meio da Estratégia Saúde da Família (ESF), equipes de vigilância, NASF e de todas as equipes envolvidas na Atenção Primária, o projeto Saúde em Ação visa despertar a população sobre a importância da prevenção de doenças e a promoção da saúde. “Aqui foram abordados os assuntos como a dengue e demais doenças que podem ser transmitidas pelo mosquito. Na tenda da Estratégia da Saúde, os agentes realizaram o teste rápido, falaram sobre a educação sexual e tantas outras ações”, relata a Secretária.
Ouça a entrevista com a secretária municipal de saúde, Karina Gama:
A coordenadora da Vigilância Ambiental, Emilce Estanislau avalia como positiva a ação no Bairro Matinha, em que os moradores corresponderam à expectativa da organização. Ela chama a atenção para a chegada do período chuvoso e a proliferação do vetor transmissor da dengue. Orientações sobre o aparecimento de animais peçonhentos e outras doenças consideradas graves também foram passadas à população. “Essa ação é uma forma de despertar a comunidade para a autoestima, cuidar do local onde vive, do meio ambiente e a busca pela qualidade de vida”, frisa Emilce Estanislau.
Ouça a entrevista com a coordenadora da Vigilância Ambiental, Emilce Estanislau:
Ela explica que o projeto Saúde em Ação serviu para chamar a atenção dos casos de dengue, chikungunya e outras doenças, que podem surgir em 2018. Para isso, a multiplicação da informação às pessoas é fundamental, para que todos trabalhem em prol da saúde no município.
Para o presidente da Associação de Moradores do Bairro Matinha, Evaristo de Souza Gomes, a presença das equipes da Secretaria Municipal de Saúde foi fundamental para a orientação de cada morador. Segundo ele, a luta tem sido constante, mas com a presença dos profissionais da área da saúde trabalhando a conscientização dos moradores do bairro, o resultado será sempre positivo.
O supervisor de Endemias, José Felício dos Santos Simão disse que a presença dos moradores teve um significado importante, pois o trabalho é feito rotineiramente pelos agentes, mas a ação integrada serviu para o direcionamento aos moradores, que podem ajudar no controle de doenças e na promoção do bem-estar da comunidade.
Além da presença da Secretária Municipal de Saúde, Karina Gama dos Santos Sales; o evento contou com participação da equipe NASF; coordenadora dos ESFs e Atenção Primária, Marize Vasconcelos; Vigilância Ambiental, Emilce Estanislau; coordenadores e supervisores de Endemias; professores do EMEI Sebastião Vital da Silva; direção da Escola Estadual Cordovil Pinto Coelho; SAMAL; SAAE; ASCAMARE; equipe do ESF Matinha e Associação de Moradores.
Eduardo Satil – Tribuna do Leste