DestaqueRadio AM710Radio FMSaúde

Campanha Nacional de Multivacinação vai até dia 22 de setembro

Por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), iniciou-se nesta segunda-feira, 11/09, a Campanha Nacional de Multivacinação para atualização da caderneta da criança e do adolescente. Com o slogan “Unido fica mais protegido”, a campanha será desenvolvida de 11 a 22 de setembro, em todos os postos de Estratégia Saúde da Família (ESF) no horário de atendimento. O público da campanha são as crianças menores de 5 anos, crianças de 9 anos e menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias).

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Maria Cristina Caldeira Duarte, é fundamental que os pais levem a caderneta de vacinação para atualização. Quem não tiver a caderneta, deve comparecer à Unidade de Saúde a fim regularizar a situação vacinal do filho, pois o objetivo da campanha é otimizar a cobertura em todo o município e ampliar grupos e faixas etárias, com o intuito de deixar maior parcela da população protegida.

Maria Cristina Caldeira Duarte relata que tendo em vista a complexidade do atual calendário de vacinação – que dispõe de 14 vacinas para crianças menores de 5 anos e cinco vacinas para os adolescentes, torna-se fundamental que toda a população alvo compareça aos serviços de saúde. As unidades já se encontram abastecidas com as doses necessárias para imunizar os grupos prioritários, e os profissionais de saúde poderão avaliar se alguma vacina não foi administrada, ou se há doses que necessitam ser aplicadas para completar o esquema vacinal.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Luane Mota de Sales comentou sobre a responsabilidade dos responsáveis para que não deixem para a última hora. No dia 16 de setembro acontecerá o dia “D” (Dia de Mobilização Nacional), no horário de 8h às 17h, para oportunizar aqueles pais que não tiveram o tempo necessário para comparecerem durante a semana na unidade de saúde mais próxima de sua casa. “Quero destacar que os pais poderão ter essa oportunidade de levar os filhos para atualizar o cartão. Os pais também poderão atualizar o cartão nesse período. A participação de todos é fundamental”, comenta a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Luane Mota de Sales.

Vacinação contra o vírus HPV

Dentre as vacinas disponibilizadas para atualização do cartão está inclusa a dose contra o HPV (Human Papiloma Virus), direcionada a crianças e adolescentes, sendo meninas de 9 a 15 anos, e meninos de 12 a 15 anos. Neste ano, o Governo do Estado está reforçando a campanha com foco na proteção futura deste público. Além disso, a campanha busca esclarecer aos pais e responsáveis dúvidas acerca do assunto.

A diretora de vigilância e saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Manhuaçu, Maria Cristina Caldeira Duarte explica que a vacina é a principal forma de prevenção contra vários tipos de HPV podendo levar, futuramente, a outras doenças como o câncer. “Os diversos tipos de HPV podem ser precursores de tumores malignos, como o câncer do colo de útero, e por isso há a necessidade de se investir na prevenção deste problema”, esclarece.

De acordo com Maria Cristina, o vírus pode ser responsável pela evolução de outros casos de câncer como o de orofaringe e de verrugas. “Com isso, nós temos a grande preocupação de que haja um compromisso dos responsáveis em garantir essa vacinação para essa população. A vacina está disponível para os meninos de 12 a 15 anos de idade e para as meninas de 9 a 15. Esperamos que haja a procura nas unidades de saúde para que possamos melhorar essa proteção.”, diz a coordenadora que ainda destaca a importância da vacinação daquelas pessoas que estão inseridas em grupos de algumas doenças imunossupressoras. “Portadores do HIV, por exemplo, também devem se prevenir. A vacinação está disponível para essas pessoas com a ampliação da faixa etária de 9 a 26 anos para garantir a proteção.”, conclui.

Eduardo Satil /Livia Ciccarini – Tribuna do Leste

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo