Polícia Militar apresenta os números dos últimos quatro meses na área da 72ª Cia

O comandante da 72ª Cia PM, Capitão Jésus Cássio de Abreu Júnior, responsável pelo policiamento na área de Manhuaçu, com sede no Terminal Rodoviário, apresentou na reunião do Conselho Municipal de Segurança Pública e Defesa Social de Manhuaçu (Consep), balanço das ações da PM na área de atuação da companhia nos últimos quatro meses.
De acordo com oficial, os números mostram uma redução nos crimes violentos. Por outro lado, mantiveram-se estáveis os crimes contra o patrimônio e aumentaram os números de autuações de trânsito, com destaque para falta de CNH ou permissão/parada e estacionamento em local proibido.
Comparando os números de crimes violentos registrados de janeiro a agosto do ano passado ao deste ano, nota-se um aumento no início do ano, sendo que a partir de maio esses números caem. “Ações voltadas para o combate à criminalidade com realizações de constantes operações e a presença mais efetiva da Polícia Militar em pontos estratégicos e de maior movimento de pessoas contribuíram para que os números de crimes violentos reduzissem, mesmo assim ainda nos preocupam”, disse Capitão Jésus.
Um dado que chamou a atenção foram os números de furtos de celular. Ele abordou ainda a importância da campanha Celular Seguro, que visa orientar as pessoas sobre medidas de segurança ao utilizar o aparelho. “O furto de celular é preocupante, este tipo de ocorrência representa cerca de 60% dos nossos registros, ora porque as pessoas esquecem o aparelho em algum lugar, ora são subtraídos dos usuários ou em arrombamentos. É preciso que as pessoas tomem medidas de segurança pessoais, como não usar o celular em locais públicos, evitar andar digitando mensagens, não colocar o aparelho no bolso de trás da calça, são apenas algumas dessas medidas”, ressalta.
Infrações de trânsito
As autuações relacionadas às infrações de trânsito saltaram de 1226 em 2016 para 1467 este ano. “Não temos como manter um militar o tempo todo no centro comercial para fiscalizar o trânsito, mas todas as equipes estão orientadas a durante o patrulhamento ficar atenta quanto ao trânsito e veículos em atitudes suspeitas. Tanto que as ocorrências de estacionamento em local proibido e parada irregular tiveram um aumento significativo e o mesmo vale para pessoais inabilitadas”, explica Capitão Jésus.
Redes protegidas
Um instrumento muito eficaz no combate à criminalidade, quando usado corretamente, são as redes protegidas. “Iniciada com a Rede de Vizinhos Protegidos é um projeto no qual se usa das redes sociais em prol da coletividade, onde um vizinho cuida do outro. Hoje contamos também com a Rede de Comércio Protegido, dos Taxistas, das Propriedades Protegidas e dos Postos Protegidos, esta última inclusive estaremos nos reunindo nessa, segunda-feira, 18/09, com gerentes e proprietários de postos de combustíveis para reestruturar a rede”, disse.
Finalizando a demonstração, Capitão Jésus enfatizou a necessidade de se realizar a denúncia-anônima via “181” e em caso de emergência discar o “190”. “Saliento também a importância do registro de ocorrências para o planejamento do policiamento preventivo, quanto mais rápido as informações chegarem até nós, maior a possibilidade de encontrarmos os responsáveis pelo delito. Oriento ainda que, em casos de extravio de documentos, dano simples e acidente de trânsitos sem vítima, o próprio solicitante poderia registrar o boletim de ocorrência via internet, em portal denominado “delegacia virtual”, finaliza.
Jailton Pereira – Tribuna do Leste