Saúde mental realiza ação do “Setembro Amarelo”

“Falar é a melhor solução”: O tema foi trabalhado na manhã de terça-feira, na área central de Manhuaçu, para despertar a população o sobre o mês de prevenção ao suicídio. As equipes do NASF, CAPS AD e ESFs distribuíram folder informativo, onde cita os principais fatores de riscos, sinais de alerta e a forma que pode ser observada determinada pessoa que esteja prestes a cometer o suicídio.
O folder contem dicas para familiares ficarem atentos a determinados comentários que demonstrem desespero, desesperança e desamparo. Embora muitas pessoas não atentem para determinado comportamento, algumas expressões são pontos que devem ser observados com cautela, ao mesmo tempo acompanhados de perto por parentes e amigos.
Para o coordenador municipal de saúde mental, Dimitri Xavier Borges, a Secretaria Municipal de saúde, NASF, ESF e Saúde Mental decidiu informar a população, para ficar sabendo que o município possui um serviço especializado, com profissionais preparados para fazer o acompanhamento necessário, passar informação para que as ações sejam mais eficazes. “Nos últimos tempos tem aumentado a incidência de pessoas com a ideação suicida. Mas, temos um serviço especializado e completo, para ajudar às pessoas que necessitam”, explica Dimitri Xavier Borges.
Eduardo Satil – Tribuna do Leste