DestaqueEducaçãoRadio AM710Radio FM

Projeto literário estimula hábito da leitura

Um dos principais problemas da educação na atualidade é a dificuldade que os educandos têm de ler e produzir textos. Essa é uma reclamação constante não só nas aulas da disciplina de Língua Portuguesa, mas de toda a categoria docente e de todas as áreas do conhecimento. Essa é uma realidade que deve ser combatida urgentemente, em favor de uma educação de qualidade, que leve realmente o educando a construir conhecimentos críticos sobre a realidade apresentada, e não só absorver informações dadas como verdades absolutas e não passíveis de contestação.

E, para resgatar o valor da leitura, como ato de prazer e requisito para emancipação social e promoção da cidadania, o colégio Tiradentes vem desenvolvendo junto a alunos do primeiro ao quinto ano, o projeto “Viajando pela Leitura”, que busca incentivar e estimular o interesse pelos livros através de uma perspectiva lúdica e interdisciplinar, conforme explica a responsável pela elaboração do projeto, professora Juliane Queiróz.

A iniciativa consiste em horários semanais de visita a sala de leitura, aonde os estudantes recebem os livros em concordância com a faixa etária de cada um. Os educandos selecionam as obras e devem ler e entender o enredo do material escolhido. Aleatoriamente, um dos estudantes encontra um “bilhetinho” dentro do livro, que o leva a desenvolver mecanismo que chamem a atenção dos outros colegas para o obra que ele estava lendo e, consequentemente, incentive os amigos a conhecer o mesmo livro que ele(a) havia lido. “Para isso eles podem optar entre dramatizações, uso de fantoches, adivinhas, paródias, reconto, uso de cartazes, o que a sua imaginação mandar. É um momento descontraído, no qual o “sortudo” integra os colegas e o professor ao mundo para o qual a leitura o levou. Os alunos ainda contam com um “caderninho” onde devem registrar seus relatos de leitura a cada semana que conhecem uma nova história”, reitera Juliane Queiróz.

Ouça a entrevista com a professora do Colégio Tiradentes, Juliane Queiróz: 

Para a diretora do Colégio Tiradentes, Valéria de Aquino Xavier, a leitura tem como meta facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Ela também serve como parâmetro para melhorar os resultados de aproveitamento do rendimento escolar, e a qualidade de vida das pessoas dos estudantes e do meio em que vivem. “O desenvolvimento do aluno como um todo, seja nas apresentações, em suas formas de expressão e na capacidade de memorização vem se tornando uma melhora significativa. Isso faz com que o projeto não reflita apenas na leitura, mas em tudo o que o aluno desenvolve”, comenta a diretora da escola. Para ela o apoio da comunidade externa é um dos fatores principais no sucesso do trabalho. “Queremos deixar aqui, com este projeto também, uma mensagem para que os pais acompanhem seus filhos na escola, pois o acompanhamento é fundamental para o aprendizado dos alunos. Para o aluno basta que ele saiba que a família o apoia nos estudos que o rendimento dele pode melhorar consideravelmente”, encerra Valéria de Aquino Xavier.

Ouça a entrevista com a diretora do Colégio Tiradentes, Valéria de Aquino Xavier:

Danilo Alves – Tribuna do Leste 

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo