DestaqueRadio AM710Radio FMSaúde

SAMU: estudo prevê a implantação da Rede de Urgência e Emergência

Aconteceu na terça e quarta-feira, 10 e 11/10, no anfiteatro da Câmara de Manhuaçu uma oficina de trabalho com a participação da Equipe da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, prefeitos, gestores municipais de saúde e representantes das instituições hospitalares da região de saúde de Manhuaçu, Ponte Nova e Viçosa.

Para o diretor da GRS/Manhumirim, Ronaldo Lopes a implantação da rede de Urgência e Emergência significa uma atenção maior das autoridades para com a região. “O nosso objetivo é elaborar o PAR – Plano de Ação Regional da Rede de Urgência e Emergência, onde apresentaremos o que cada município tem a oferecer na questão de atendimento à saúde, quais os procedimentos e vagas disponíveis, pois, não adianta ter o Samu, sem ter para onde levar os pacientes, e um PAR bem elaborado é de fundamental importância para a implantação da Rede”, destaca.

Ouça trecho da entrevista com Ronaldo Lopes

A prefeita de Manhuaçu Cici Magalhães, esteve presente durante o evento e destacou a importância desta Rede para a região, reiterou ainda que este foi um pedido diretamente ao governador na oportunidade do Fórum Regional que ocorreu em Manhuaçu no dia 29 junho deste ano, finaliza dizendo sobre os esforços que irá dispender para a reestruturação do consórcio e da implantação do SAMU junto aos prefeitos da região.

Segundo a Secretária de Saúde de Manhuaçu e Presidente do Cosems (Conselho dos Secretários Municipais de Saúde/Regional Manhumirim), Karina Gama, a implantação da Rede de Urgência e Emergência é um grande avanço para a região e todos os municípios serão beneficiados.

Ouça trecho da entrevista com Karina Gama

“ Em alguns municípios teremos pontos de atenção Hospitalar que irão compor a rede e alguns permanecem apenas com as unidades de Atenção Primária. Destaca que Manhuaçu possui dois pontos importantíssimos que são a UPA e o Hospital César Leite, uma referência em atendimento hospitalar na região ”, ressalta Karina.

No segundo dia do encontro foi elaborado um documento minucioso e detalhado quanto aos serviços e leitos disponíveis para Rede de Urgência e Emergência. “A presença dos gestores de saúde, prestadores de serviços, prefeitos, administradores de hospitais e profissionais da SES MG, foi fundamental para a elaboração do Desenho da Rede de Urgência e Emergência da Região Ampliada Leste do Sul.

O documento elaborado no encontro será encaminhado ao Governo de Estado e em seguida para o Ministério da Saúde para efetivação e implantação da Rede de Urgência e Emergência na região Ampliada Leste do Sul.

Jailton Pereira

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo