Simonésia recebe sétima edição de mostra científica

Nos dias 09 e 10 de novembro, Simonésia recebe a sétima edição da Mostra Simonesiense de Trabalhos Científicos (MOSIT). A edição do evento terá a participação de 70 trabalhos científicos de 8 municípios da região: Alto Jequitibá, Caputira, Durandé, Manhuaçu, Manhumirim, Matipó, Simonésia, e Santana do Manhuaçu. Além desses municípios que estão envolvidos diretamente nos trabalhos, estão confirmadas visitas de escolas municipais e estaduais de outras cidades que estão ligadas à Superintendência Regional de Educação (SRE) de Manhuaçu.
Mariana Aguiar de Carvalho, uma das organizadoras do evento, explica que a MOSIT recebe em média 4.500 visitantes todo ano e é aberta a toda a comunidade. Ela conta que os estandes com os trabalhos acadêmicos formam a principal atração da atividade, mas há 10 oficinas interativas, exposições sobre dinossauros, serpentes, um caminhão de Ciência Móvel da Fundação Ezequiel Dias (FUNED), apresentações artísticas, e este ano, ainda contará com aulas voltadas a quem prestará o Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM). “A proposta visa ampliar o gosto pelas Ciências, contribuir para uma formação continuada dos docentes e discentes, e manter um fluxo de produção e visitação que fortaleça a divulgação científica no interior do país”, conta.
Outro Organizador do evento, Jessé Antônio, ressalta que neste contexto, a VII MOSIT transcende as práticas mais usuais de exposições de trabalho, reunindo em dois dias uma comunidade interessada em qualidade de ensino e que demonstra ser possível a construção de um país melhor desde que haja oportunidades.
Danilo Alves – Tribuna do Leste