Com o propósito de avaliar as ações e conquistas no ano de 2018, o Conselho das Associações de Moradores de Manhuaçu (COAMMA), realizou a última reunião deste ano. O encontro com as lideranças aconteceu domingo, na Escola Municipal São Vicente de Paula (CAIC), com a presença de um número considerável de representantes de bairros, além das associações de Santo Amaro de Minas, Coqueiro Rural e Sacramento.
O momento foi de avaliação no trabalho que cada presidente de associação desenvolve, os avanços nas comunidades e a participação dos moradores. A maioria apresentou um relatório com resultado relativo, pontuando, inclusive, as dificuldades enfrentadas que acabam impossibilitando a realização do que foi planejado no início do ano.
Há associações, em que apenas o presidente está atuante em todos os departamentos. Com a sobrecarga de tarefas, pouca coisa avança em prol da comunidade. As atividades elaboradas não são colocadas em prática devido à falta de participação dos moradores de cada bairro, distritos e comunidades rurais.
A presidente do COAMMA, Marinez Bragança destaca que existe a necessidade de todos terem consciência do trabalho comunitário, o envolvimento de cada morador em todas as ações a serem desenvolvidas, cobranças a serem feitas por melhorias e exigir o que é de direito. Marinez Bragança considera que o trabalho que se encerra foi satisfatório. “Agora queremos é que nas associações tenham pessoas comprometidas com trabalho comunitário, para evitar desgaste e descrédito mediante às pessoas. Para o próximo ano, temos a intenção de construir a sede do COAMMA e regularizar todas as associações”, conclui Marinez Bragança.
Eduardo Satil – Tibuna do Leste