Um público de cerca de 40 jovens participou do seminário de jovens rurais, na quarta-feira, 12, na Câmara de vereadores. Com o lema “Juventude Rural e os Desafios da Agricultura Familiar”, o evento foi marcado por palestras e apresentações de experiências com temas variados, como empreendedorismo, diversificação, organização para que haja a continuidade das atividades na propriedade.
O seminário contou também com a participação da EMATER/MG, Secretaria de Agricultura, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, além da Comissão Estadual de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da FETAEMG.
Na abertura do seminário, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Manhuaçu, Marco Antônio Domingos destacou a importância de os jovens acreditarem e garantirem a permanência no campo. Ainda reforçou a relevância do jovem do meio rural que, por meio de sua articulação, tem avançado no que diz respeito a conquistas de políticas públicas, que possam garantir melhores oportunidades.
Para Marco Antônio Domingos, o sindicato tem dado total apoio ao Departamento de Formação da Juventude Rural, para que sejam trabalhadas novas ideias, sobretudo, ouvir os jovens trabalhadores, para que eles demonstrem vontade a participar ativamente de propostas concretas que representem a melhora em sua qualidade de vida, com consequente fortalecimento de laços com o meio rural.
Outro ponto fundamental que a diretoria tem colocado em prática é o de mostrar aos jovens que o sindicato é o espaço onde eles podem discutir, ampliar conhecimento e dialogar sobre as políticas públicas.
Valorização e autonomia dos jovens rurais
A coordenadora estadual de juventude do movimento sindical, Marilene Faustino participou do encontro com o objetivo de motivar ainda mais os jovens a construir uma política voltada para o meio onde vivem. Além disso, passarem a refletir sobre os desafios da sucessão familiar no campo e como a integração de políticas públicas pode contribuir para a autonomia econômica e social da juventude no meio rural, possibilitando seu pleno desenvolvimento.
A coordenadora do Departamento de Formação, Sheila Macedo considera que essa foi uma oportunidade para que novas discussões possam surgir, como forma de alavancar novos projetos para a juventude, que acredita e luta por mudança.
O vice-presidente da Federação dos Trabalhadores no Estado de Minas Gerais (FETAEMG), Paulo Natividade Silva, participou do seminário para a juventude e disse que a instituição está focada para dar total assistência aos jovens no campo. No ano passado, segundo ele, o torneio de futebol realizado foi um termômetro para avaliar o que seria mais relevante para trabalhar junto ao público jovem. “Para o próximo ano, a Federação estará promovendo capacitação, cursos que possam ajudá-los no dia a dia, mais integração de políticas públicas, justiça social e qualidade de vida para o campo”, conclui Paulo Natividade.
Eduardo Satil – Tribuna do Leste