CidadeDestaque

Conselho de Segurança Pública realiza reunião de planejamento

Para o ano de 2019, o COMSEP está objetivando ações e políticas públicas que sejam eficazes e buscando parcerias

Na primeira reunião ocorrida na terça-feira, 08, além dos conselheiros que representam diversas entidades, esteve participando o novo comandante da 72ª Cia de Polícia, Cap. Fernando e o Aspirante Werner, para uma rápida apresentação do trabalho realizado ao longo de 2018 no combate à criminalidade, principalmente no entorno do terminal rodoviário Antônio Xavier. Considerado local problemático, que concentra pessoas que se envolvem em receptação, furto, tráfico, contrabando ou descaminho.

Cap. Fernando falou ainda da setorização, articulação operacional quanto ao avanço da criminalidade e número de abordagens realizadas como medida preventiva no local. O oficial também enfatizou a necessidade de elaborar ações que venham satisfazer toda a sociedade. Pontuou a agenda positiva, aproximação das comunidades, apoio às instituições e gestão eficiente. “Conhecer os problemas de cada bairro, dos distritos e participação de todos. Somente em 2018, a Polícia Militar realizou mais de 1.200 abordagens no local, além de ocorrências de tráfico de drogas e aproximadamente 140 operações para implementar a segurança”, disse. Ele ressalta que o espaço precisa ser ocupado pelo Poder Público, para que tenha uma nova visibilidade e um ambiente tranquilo. Mas para isso acontecer se faz necessária a participação de todos e não somente da Polícia Militar.

Em busca de projetos legais

Temas como o ‘Estacionamento Rotativo’, retorno do ‘Tiro de Guerra’, reativação do ‘Bombeiro Mirim’ e a descentralização para as reuniões serem itinerantes, a fim de ouvir o clamor dos moradores de cada bairro e dos distritos, que carecem com a falta de segurança pública, ganharam espaço para a discussão.

O presidente do COMSEP, Anísio Gonçalves elencou que o ‘Tiro de Guerra’, ‘Estacionamento Rotativo’, ‘Guarda Municipal’ vão ser pauta de reunião com o Poder Executivo. A ‘Guarda Municipal’ está contemplada, desde que haja o cumprimento da Lei no 13.022 de agosto de 2014, em seus artigos 6º e 7º, que sugerem sua criação para auxiliar na segurança pública.

Encontro na baixada

Ao citar a situação do Terminal Rodoviário, o presidente do COMSEP ressaltou que estará realizando uma reunião com moradores e comerciantes da área da baixada, no sentido de ouvir propostas. A reunião será agendada para acontecer na Casa de Cultura, com data a ser definida.

A falta de segurança preocupa também produtores rurais, que têm sofrido com ações criminosas, sobretudo, no período da colheita e até mesmo em outras ocasiões. O representante da classe, Antônio Teodoro Dutra levou ao Conselho a demanda, solicitou apoio da Polícia Militar, bem como mecanismos que possam ser empregados para evitar as ações de grupos criminosos. “Nosso trabalho está apenas começando e ouvir o pedido e sugestões, torna-se fundamental para nortear nosso trabalho a partir de agora na condição de presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública”, disse Anízio Gonçalves.

Eduardo Satil – Tribuna do Leste

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo