A Associação Polícia Mirim, criada recentemente em Manhuaçu, definiu para os próximos dias o início das inscrições, para os adolescentes que se interessarem fazer parte do projeto.
O objetivo da associação é o de preparar os adolescentes a partir de 12 anos a ingressarem no mercado de trabalho, terem um comportamento diferente junto à sociedade e trabalhar a questão social dentro de uma filosofia pautada por determinação e responsabilidade.
Para isso, o projeto vem sendo discutido desde novembro do ano passado no sentido de nortear as ações e buscar parcerias com instituições que possam auxiliar na formação dos adolescentes entre 12 e 17 anos.
Em entrevista à reportagem, o presidente da Associação, Luiz Fernando “Alemão”, explicou que toda a documentação foi legalizada para o início das atividades. Segundo ele, entre os dias 15 e 28 de fevereiro estarão abertas as inscrições aos interessados. Para realizar as inscrições, o candidato poderá acessar a página do Facebook da Associação Polícia Mirim de Manhuaçu. A prova está marcada para o dia 09 de março. Os adolescentes interessados em se inscrever devem estar munidos de documentos pessoais, autorização dos pais e pagará uma taxa simbólica no valor de R$ 10,00.
Para Luiz Fernando “Alemão”, o projeto é um sonho antigo de um grupo de amigos que agora decidiu arregaçar as “mangas”, para colocá-lo em prática e assim ajudar tantos adolescentes que estão sem opção de trabalho e ao mesmo tempo por não estarem preparados.
Os procedimentos para avaliação dos candidatos à vaga serão devidamente exigidos, tais como documentos, declaração dos pais (responsável) e avaliação através de prova escrita e ser preferencialmente adolescentes em vulnerabilidade ou risco social.
A iniciativa de instalação do projeto é feita por voluntários, para que as crianças e adolescentes sejam jovens capazes de fazer a diferença junto à sociedade. “Em março estaremos iniciando as atividades, com o apoio de todos para fazermos algo bom para os adolescentes, para terem uma nova visão sobre a Polícia Mirim”, ressalta Luiz Fernando ‘Alemão’.
Eduardo Satil – Tribuna do Leste