DestaqueEducação

SENAR-MG promove curso de produção artesanal de doces

Aconteceu na última semana, na Escola Municipal do Distrito de Vilanova, um curso promovido pelo SENAR, em parceria com o Sindicato Rural de Manhuaçu, um curso de produção de doce artesanal. A iniciativa atraiu mulheres da comunidade sede e de outras comunidades no entorno.

Na terça-feira, 22, teve a abertura do curso com apresentação da parte teórica. A instrutora Lúcia Fernandes Neves apresentou todo o conteúdo programado para os demais dias e lembrou de medidas importantes na produção de alimento, como por exemplo, a higienização do ambiente. “A higiene vai ser a base do nosso produto artesanal. Se ela é essencial em qualquer processo de transformação, na produção artesanal de doces é primordial” – afirmou Lúcia. Ainda de acordo com a instrutora a produção artesanal é bem diferente do processo adotado por quem faz doces em casa. “Trabalhamos aqui com frutas e cada fruta tem uma composição nutricional diferente, cada uma requer uma quantidade de açúcar diferente, elementos para conserva diferente, dependendo do processo de transformação que cada uma vai passar. Ensinamos a fazer doces em compota, cristalizados e em outras formas. Cada um processo tem uma exigência diferente na manipulação e na adição de ingredientes complementares” – acrescentou.

Lurdes Afonso é artesã renomada da região. Seu trabalho de artesanato em tecido já foi exposto em importantes feiras do país e até do exterior. Ela também concluiu o curso de produção artesanal de doces e está comemorando mais essa qualificação. “Foi uma grande oportunidade de fazer novas amizades e de aprender algo novo também. No curso pude perceber o quanto é trabalhoso produzir doces, mais até que o artesanato em pano que faço normalmente, e posso garantir que passei a valorizar mais quem tem esse dom. Quero fazer os meus doces e se possível passar esse conhecimento adquirido para minhas companheiras da associação dos artesãos de Manhuaçu e para quem mais eu tiver oportunidade” – afirmou.

Aline Xavier já fazia doces em casa para a família. A partir do curso do SENAR ela ganhou estímulo para ir além. “Esse curso me deu noções que eu não tinha e agora vou agregar aquilo que aprendi ao conhecimento que já possuía sobre doces. Estou muito animada para produzir mais e se encontrar uma equipe disposta, quem sabe até fazer para comercializar” – projetou Aline.

O SENAR trabalha com a metodologia do aprender fazer, fazendo. Muitos recursos naturais estão disponíveis no ambiente que esses alunos vivem e por vezes são pouco explorados. As capacitações têm como objetivo despertar o interessa nas pessoas pelo aprendizado, mas da forma correta. Além de cursos na área de culinária, o SENAR-MG oferece uma gama de possibilidades para quem busca aprimoramento ou mais qualificação no seguimento que atua ou em outra área de seu interesse. Para mais informações é só ligar no escritório de Manhuaçu, que funciona anexo a Sindicato Rural. O número do telefone é 3331 – 1660.

Klayrton de Souza – Tribuna do Leste

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo