DestaqueSaúde

Martins Soares faz força tarefa de combate à Dengue no distrito de Pinheiro de Minas

“Caso suspeito de dengue hemorrágica é o primeiro na região”

A suspeita de um caso de Dengue Hemorrágica no distrito de Martins Soares acendeu a luz de alerta da Secretaria de Saúde do município.

No último final de semana 27 e 28/04 mais duas pessoas foram atendidas no Hospital César Leite, em Manhuaçu, uma delas com quadro mais grave da doença.

De acordo com a Secretária de Saúde, Márcia Pires, em Martins Soares são 18 casos suspeitos da doença. “Doze foram confirmados e dez são do distrito de Pinheiros de Minas, já os casos do final de semana estão sob investigação e somente após exames é que poderemos comprovar se é o quadro mais grave da dengue”, explica.

Diante da suspeição, novamente foi montada uma força tarefa para vistoriar as casas e lotes do distrito. “Se a comunidade não colaborar, dificilmente combateremos o foco do mosquito. Já havíamos realizado uma vistoria em Pinheiros de Minas e ficamos surpresos com quantidade de lixo acumulado nos quintais das casas e em alguns jardins, principalmente com bromélias”, ressalta Márcia Pires.

“Precisamos lembrar a população que não basta o poder público se unir com agentes de endemias e mutirões de limpeza, se a população não cuidar de seus quintais e casas. A prevenção para a dengue ainda é o melhor remédio”, finalizou a Secretária de Saúde Vanessa. Com 10 minutos por semana do seu tempo dedicado para executar tarefas simples, colaboramos para evitar a incidência de dengue em nosso Município.

“As pessoas precisam entender que as altas temperaturas e o período de chuva, ajuda muito a larva do mosquito se proliferar, por isso a Secretaria organizou o mutirão com todas as secretarias, mas a população precisa participar e ter consciência de que a prevenção é o melhor remédio contra a dengue”, disse Márcia.

Medidas para combater a dengue
O Coordenador de Epidemiologia, Ualisson Augusto, diz que a população deve ajudar a combater o mosquito da dengue com medidas simples no dia a dia. “São coisas simples como acondicionando do lixo de maneira correta; colocando areia nas bordas dos pratos de plantas e flores; limpando o bebedouro dos cachorros e gatos; removendo as folhas e galhos que podem entupir as calhas de água; mantendo a caixa de água sempre fechada; limpando lajes e locais que acumulam água e jogando latas, garrafas pets, copos e embalagens plásticas em sacos de lixo fechados”, cita alguns cuidados o coordenador.

Jailton Pereira – Tribuna do Leste

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo