DestaqueSaúde

Regional de Saúde de Manhumirim realiza ações em defesa da Luta Antimanicomial

Até o fim deste mês de maio, os municípios que abrangem a Regional de Saúde de Manhumirim terão uma agenda de programação em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado no próximo dia 18/05.

Na quarta-feira (08/05), o material para divulgação chegou à Regional e já começou a ser distribuído aos pontos de atendimento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). “Esse momento é muito aguardado pelos profissionais que atuam na rede e representa um alinhamento das ações que são realizadas pelas equipes, acompanhando o norte do Fórum Mineiro de Saúde Mental que neste ano tem como slogan: direitos às diversas gentes: de mãos dadas contracorrentes”, explicou Marcos Alexandre Moreira, Coordenador de Saúde Mental da GRS.

Colegiado regional e fórum de saúde mental

Ao todo, a RAPS da Regional de Saúde de Manhumirim possui 17 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), distribuídos em 13 municípios. Na agenda de eventos está previsto para acontecer dia 30 de maio, o 12º Colegiado Gestor Regional da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e 114º Fórum de  Saúde Mental.

“Esses eventos são extremamente importantes e representam uma oportunidade para mostrarmos tudo que foi realizado pelos CAPS durante todo mês de maio e ganha força a cada ano, devido os trabalhos admiráveis produzidos pelos pacientes e que nesse evento tem o destaque merecido”,  frisou Moreira.

A temática central é do Fórum Mineiro de Saúde Mental e ASUSSAM – Associação dos Usuários dos serviços de Saúde Mental de Minas Gerais, e tem apoio do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais, RENILA – Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial e Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais e
Colegiados Regionais.

Histórico

Os movimentos em defesa da luta antimanicomial ganharam força no fim da década de 70, com as denúncias aos abusos cometidos em instituições psiquiátricas. A partir daí, surgiram movimentos de trabalhadores de saúde mental que colocaram em evidência a necessidade de uma reforma psiquiátrica no Brasil.

O Movimento Nacional da Luta Antimanicomial tem o dia 18 de maio como data de comemoração em referência a um encontro de trabalhadores de saúde mental realizado em 1987, em São Paulo.

Assessoria de Comunicação / Antônio Rodrigues Nogueira

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo