Em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado neste sábado (18 de maio), a Secretaria Municipal de Saúde, através dos CAPS II, AD e i (Infantil) realizará mais um seminário para discutir os avanços da saúde mental no município, bem como os desafios juntamente com os profissionais que trabalham na área da saúde mental. O objetivo é ampliar o conhecimento, discutir a respeito dos portadores de transtornos mentais. O evento acontecerá no dia 24 de maio, no anfiteatro da Câmara de Vereadores, com início às 12h.
Com o tema “direitos às diversas gentes, de mãos dadas contracorrentes”, o seminário também será momento de reflexão sobre o portador de transtorno mental e, o comportamento que se faz necessário para com a pessoa, dentro e fora de instituições responsáveis pelo tratamento. Segundo o coordenador municipal de saúde mental, Dimitri Xavier Borges, o evento será aberto para a discussão democrática sobre o assunto que é fundamental, e assim, todos terão sabedoria até mesmo para lidar com o problema.
O evento será preparado pelos profissionais que atuam nos CAPS II, AD E CAPSi, com abrangência em vários aspectos que ainda violam os direitos das pessoas com transtornos mentais e a aproximação dos familiares dos assistidos.
Dimitri Xavier Borges explica que o seminário será o lugar ideal para detalhar como funciona os CAPS, funcionamento da saúde mental e a realidade de Manhuaçu. Com as mudanças ocorridas na esfera federal, novas leis passam a ser adequadas. A luta antimanicomial também continua. “No seminário vamos discutir sobre o serviço, a Multidisciplinaridade do serviço, tratamento, funcionamento das oficinas terapêuticas e a importância desse acompanhamento para os nossos usuários de saúde mental. Será aberto a todas as pessoas que quiserem conhecer o trabalho desenvolvido no município”, detalha Dimitri Xavier Borges.
Eduardo Satil